A Grandeza de Luiz Buaiz - Por Dr. Arnaldo Ferreira e Dr. Jorge Abikair
Pai maravilhoso, amigo desinteressado, excelente médico, uma pessoa simples. Assim o médico Arnaldo Ferreira, ginecologista e obstetra, define Luiz Buaiz. Dr. Arnaldo fala com admiração de um sentimento que alimenta desde que conheceu o generoso amigo. Também generoso, Arnaldo Ferreira não se importa de que esse seja um sentimento comum a tantas pessoas que conviveram e convivem com Luiz Buaiz. A sua história é longa, e já alcança quatro gerações. Começa com seu avô e se estende ao seu filho. Por enquanto:
“Meu avô, Josué Prado, foi amigo do Sr. Alexandre, pai do Luiz Buaiz. A vida inteira Luiz foi médico, amigo, filho. Quando meu avô Josué Prado adoeceu, ele foi de uma dedicação... Foi um amigo e um filho. Até carregá-lo no colo, ele carregou.
Luiz sempre foi uma pessoa simples. Se veste simplesmente, gostava de reunir os amigos em casa. Eu era sempre convidado. Ele tinha uma quantidade muito grande de amigos, mas poucos frequentavam a sua casa.
Luiz também foi um pai maravilhoso, sempre atento aos filhos, sempre companheiro. Ele continua assim, muito ligado aos filhos e à família, aos amigos.”
O médico ressalta: “O que ele fez por mim foi de uma grandeza geral. Com uma semana de formado, de volta a Vitória, eu já estava trabalhando. Depois ele foi nosso padrinho de casamento. Temos uma vida de bom relacionamento.”
Dóris, esposa do médico, intervém, para lembrar um momento que começou com grande entusiasmo e empolgação, mas que não resultou como esperado e como seria justo. Ela fala da eleição em que Luiz Buaiz disputou a Prefeitura de Vitória: “Fomos amigos uma vida. Na campanha, chovia tremendamente e eu lá fazendo boca de urna. Ele tinha que ser eleito. Diante do trabalho dele, seria um coroamento”.
Arnaldo Ferreira retoma o seu depoimento falando das qualidades profissionais do amigo:
“Ele é um excelente profissional, um dermatologista e tanto. Um dermatologista olha, e sabe o que é ou não sabe. E o Luiz sempre sabe. Ele tem uma experiência extraordinária como dermatologista. Ele é um médico humanitário. Acho difícil aparecer outro como Luiz. Hoje os exames permitem maior facilidade de diagnosticar, mas um médico como ele, completo, dedicado, não há mais. Ele carregava o paciente. E carregava literalmente, como aconteceu com Josué Prado.
Entre médicos e associados, nunca vi alguém procurar Luiz que ele não desse um encaminhamento. Na Santa Casa ele fez uma direção excelente. Ele tinha muitos amigos médicos, mas havia um de quem ele era como irmão, o Dr. Jorge Abikair. Ele era muito ligado a Jorge. Eram amigos de fé. Jorge sempre substituía Luiz Buaiz na direção da Santa Casa. Quando os filhos de Jorge chegaram dos estudos, ele falou: ‘Arnaldo, chegou aí o Jorginho, chegou o Antônio...’
A gente se visitava. Fazíamos um jantar e um almoço, chamávamos os amigos. Hoje não se visitam, não há mais tempo.”
O que o médico Arnaldo Ferreira diz não compreender é o motivo de hoje não haver mais tempo, se antes também se trabalhava muito – “Eu também trabalhei assim. Passei muitos anos, dia 31, na sala de parto ou cirurgia” – e não faltavam ocasiões para o encontro dos amigos. Arnaldo Ferreira Filho, também médico, divide com os pais o afeto pelo Dr. Luiz, e destaca a irreverência do amigo a quem admira.
PRODUÇÃO
Copyright by © Luiz Buaiz – 2012
Coordenação do Projeto: Angela Buaiz
Captação de Recursos: ABZ Projetos
Texto e Edição: Sandra Medeiros
Colaboraram nas entrevistas:
Leonardo Quarto
Angela Buaiz
Ruth Vieira Gabriel
Revisão: Herbert Farias
Projeto e Edição Gráfica: Sandra Medeiros
Editoração Eletrônica: Rafael Teixeira e Sandra Medeiros
Digitalização: Shan Med
Tratamento de Imagens: TrioStudio; Shan Med
Fonte: Luiz Buaiz, biografia de um homem incomum – Vitória, ES – 2012.
Autora: Sandra Medeiros
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2020
A do Tribunal de Justiça. (Palácio Moniz Freire) -E subdividida em duas: - a especial, constituída pelos que exerceram a Presidência, e a Geral, formada por todos os Desembargadores
Ver ArtigoFoi também a primeira mulher a ingressar na Academia Espírito-Santense de Letras. Sem dúvida, ela foi um exemplo de mulher pioneira e batalhadora
Ver ArtigoIgnácio Vicente Bermudes, morador de Timbuí, merece especial celebração ao atingir os 100 anos de vida
Ver ArtigoAs manifestações de pesar pelo seu falecimento - O Velório na Câmara Ardente - O Enterro - As Homenagens Oficiais - Outras Notas
Ver Artigo3) Carlos Teixeira Campos. Natural do Município de Calçado, no Espírito Santo, no então Distrito de Bom Jesus do Norte. Nasceu em 6-3-1908
Ver Artigo