A Pedra do Diabo

A PEDRA DO DIABO localizada em Inhaguetá, na Estrada do Contorno, em Vitória.
Era uma vez um homem muito rico e avarento. Estava convencido de que não precisava de Deus, apenas do dinheiro.
Acreditava que os escravos vieram ao mundo para trabalhar, caso contrário, seriam castigados. Seus vizinhos, pobres devedores, iam perdendo terras e animais para esse pão-duro.
Chegou, porém, o castigo dos céus. Uma praga, nunca vista, começou a destruir suas fazendas. Ao ver seus rebanhos dizimados e suas plantações destruídas, o homem ficou desesperado.
Foi quando o Diabo lhe apareceu num sonho impondo-lhe o sacrifício do seu único filho, para que a praga fosse embora. O homem então poderia recuperar sua fortuna.
Ele acordou animado e contou para a mulher o sonho que tivera: “Podemos recuperar tudo!” Dizia ele. Ela, que amava muito o filho, tentou fazer marido mudar de idéia, mas não conseguiu. O homem enlouquecera.
Ela colocou no bolso da criança um retrato de Santo Antônio. Na noite seguinte, o velho convidou o filho para passear pelas fazendas. A meia noite o velho o abandonou sobre a pedra indicada pelo Diabo.
Surgiu então o Diabo para arrastar o menino à sua caldeira.
Apareceu, no mesmo momento, Santo Antônio que imediatamente riscou uma cruz na pedra, que afugentou o demônio, fazendo-o desaparecer numa nuvem de fumaça negra. Ainda hoje pode-se ver, sobre a pedra, a cruz riscada por Santo Antônio e as marcas dos pés do Diabo e do Santo triunfante.
Fonte:Lendas Capixabas,2004
Autor: Rodrigo Campaneli
Produção:Campaneli
Ilustração: Alexandre Augusto e Henrique Campaneli
Compilação: Walter de Aguiar Filho,abril/2011
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo