Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

A Pedra dos Sete Pecados – Por Maria Stella de Novaes

Corrente usada em escravos

Encontra-se em Iuna.

Dizem que as pessoas, em pecado, ficam presas, na fenda proveniente de um raio, enquanto as de alma pura atravessam-na incólumes.

Fendido, de alto a baixo, o monólito, como outras curiosidades, no Espírito Santo, tem sua lenda: — Certa vez, quando a região estava ainda coberta de mata virgem, desciam, de Minas, os Capitães-de-Entrada, seguidos de escravos, para a abertura de caminhos que permitissem o transporte de carnes, toicinho e outros produtos mineiros, para o litoral. Um avarento, dentre esses pioneiros, resolveu ocultar, na base da rocha, moedas de ouro, pepitas e algumas pedras preciosas; mas, receando que um escravo descobrisse o motivo do seu reiterado afastamento, sempre no mesmo ponto, meteu-lhe uma golilha e, numa corrente de alguns metros, o prendeu à cauda de sua montaria.

Acordado e exausto, porque o ferro não lhe permitia o repouso, à noite, o negro invoca a Santa Bárbara, que o socorresse, que o livrasse daquele senhor desumano. Era uma devoção divulgada, em Minas, desde que os lusitanos afluíram para a Zona do Casca, famosa como aurífera.

No tormento, o escravo rezava, confiante no poder de sua Protetora, quando se arma inesperada tormenta, ao passo que mão invisível lhe tira os ferros e o afasta do lugar. Súbito, um raio, caindo no rochedo, parte-o, de alto a baixo, e soterra a fortuna acumulada, na sua base!

Aturdido, o avarento corre, em busca do seu tesouro. Procura transpor a brecha, ainda ardente. E... desaparece, no abismo!...

Conserva-se, por isso, a lenda de que as pessoas, em pecado, jamais poderão atravessar a brecha singular.

 

Fonte: Lendas Capixabas, 1968
Autora: Maria Stella de Novaes
Compilação: Walter de Aguiar Filho, agosto/2016

Folclore e Lendas Capixabas

A Cruz do Campo em Vila Velha – Por Maria Stella de Novaes

A Cruz do Campo em Vila Velha – Por Maria Stella de Novaes

A lenda histórica da Cruz do Campo, relaciona-se com a derradeira viagem de Anchieta, de Reritiba a Vitória

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Frade e a Freira - A Lenda por Estêvão Zizzi

Essa é a versão mais próxima da realidade...

Ver Artigo
O Caparaó e a lenda – Por Adelpho Monjardim

Como judiciosamente observou Funchal Garcia, a realidade vem sempre acabar “com o que existe de melhor na nossa vida: a fantasia”

Ver Artigo
A Igreja de São Tiago e a lenda do tesouro dos Jesuítas

Um edifício como o Palácio Anchieta devia apresentar-se cheio de lendas, com os fantasmas dos jesuítas passeando à meia-noite pelos corredores

Ver Artigo
Alcunhas e Apelidos - Os 10 mais conhecidos de origem capixaba

Edifício Nicoletti. É um prédio que fica na Avenida Jerônimo Monteiro, em Vitória. Aparenta uma fachada de três andares mas na realidade tem apenas dois. O último é falso e ...

Ver Artigo
A Academia de Seu Antenor - Por Nelson Abel de Almeida

Era a firma Antenor Guimarães a que explorava, em geral, esse comércio de transporte aqui nesta santa terrinha

Ver Artigo