Ano da França no Brasil
Neste ano de 2009, em que temos ano da França no Brasil, com a visita do presidente Sarkozy, o acordo militar brasil frança, conheça mais sobre a influência da França no Espírito Santo.
Por ser o Brasil vizinho indireto da França, devido a Guiana Francesa, que é considerado um Departamento Ultramarino francês, essa potência mundial tem grande interesse pelo Brasil. Daí dá para entender as relativas facilidades nos acordos em curso.
E no caso da influência da França em Vila Velha, temos a presença do Colégio Marista, dado que a ordem dos Irmãos Maristas das Escolas foi fundada na França, e por aqui atuaram alguns irmãos franceses, como o Irmão Claudino e o Irmão George Louis Barberet.
Cabe sempre divulgar que o fundador dos Maristas foi o Padre Champagnat, francês, que viveu o período revolucionário e a época napoleônica. Ele era um seminarista que com alguns colegas se consagraram a Virgem Maria, a semelhança que fizera Inácio de Loyola quando fundava a Companhia de Jesus (Jesuítas).
Champagnat ficara penalizado com a situação degradante da juventude em sua época, e resolveu fundar escolas a serem dirigidas por irmãos educadores religiosos. Com o sucesso que teve, sem contar com inúmeras e imensas dificuldades, antes de morrer viu seu projeto vigorar e ir expandindo para outros países.
Em Vila Velha, a rua onde fica o Colégio N.S. da Penha, leva seu nome: Av. Champagnat, que tem toda uma história. Ele nunca veio ao Brasil, é bom frisar.
No final do século XIX, D. Silvério Arcebispo de Mariana - MG, convidou a Congregação para que viesse abrir escolas, e assim desembarcaram em Santos e seguiram para Congonhas do Campo onde iniciaram seu trabalho no país, que logo foi espalhando-se.
Em Vila Velha iniciaram o ensino em meados dos anos 50 do século XX, por esforço inicial do antigo Prefeito Municipal Domício Mendes. Há toda uma história a contar.
Como na Europa a Congregação cresceu também na Itália e na Espanha, muitos irmãos que atuaram em Vila Velha eram italianos ou espanhóis e em número muito maior que de franceses, sem contudo a influência da França esmoreçer, como em toda educação nacional acontecia.
Por: Roberto Brochado Abreu. Membro da Casa da Memória de Vila Velha. (08/09/2009)
Como o calendário da Igreja obedece o ciclo lunar, o calendário civil vinha dando uma discrepância na marcação das datas das festas de suma importância, como por exemplo:a Festa da Páscoa
Ver ArtigoO dia de finados sucede a festa católica de Todos os Santos (1º de novembro que já foi feriado federal). Na maioria das culturas, o cemitério tem um aspecto simbólico enorme, funcionando como um dormitório onde espera-se a ressurreição...
Ver ArtigoAtualmente já existe falta de água doce motivada pela mudança climática. Por isso, há de se resgatar as fontes que tínhamos, ou melhor, ainda possuímos, mas devemos revigorá-las
Ver ArtigoInaugurado na gestão do Interventor Municipal, Macieira em1948 com uma planta idêntica ao Mercado São Sebastião em Jucutuquara
Ver ArtigoOs canela verde não eram fáceis, impiedosos e colocavam facilmente apelidos
Ver Artigo