Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Ano de 1585 - Por Basílio Daemon

Igreja Nossa Senhora da Conceição - Guarapari

1585. Neste ano é fundada pelo padre José de Anchieta uma pequena capela em Guarapari, no alto de uma colina, a fim de servir de residência aos padres da Companhia, que ali estavam em missão, e onde os índios estabelecidos pudessem ser doutrinados e receber os sacramentos de que necessitassem. Esta igreja teve a invocação de Santana, e mais tarde Francisco Gil de Araújo, então donatário da capitania, fez erigir uma outra com maiores proporções, dando-lhe muitas concessões. Teve também esta aldeia o nome de Vila dos Jesuítas, segundo encontramos em algumas notas.(110) Ali eram batizados e docemente ensinados os indígenas, que sob a direção dos missionários eram chamados e trazidos das selvas para serem catequizados; de então data a fundação de Guarapari.

Idem. Neste ano pede o padre José de Anchieta dispensa do cargo de provincial, o que só depois de reiteradas instâncias lhe foi concedido; estava então residindo neste ano no Colégio de São Tiago, nesta hoje cidade da Vitória; havia já servido o dito cargo por espaço de sete anos e tanto a contento de todos; após essa dispensa recolheu-se este sacerdote a Reritiba ou Benevente a concluir as obras para o colégio e igreja daquela hoje vila e seu lugar predileto, onde esteve por diversas vezes e alguns anos residiu até finar-se. Contudo, embora fosse dispensado o padre José de Anchieta do cargo de provincial, foi incumbido da direção dos colégios desta capitania, cargo em que se conservou até a sua morte.

 

Notas

 

110 Nery, Carta pastoral, p. 17 e 84, apêndice “Missões da Companhia de Jesus – no sul do Espírito Santo”.

 

Nota: 1ª edição do livro foi publicada em 1879
Fonte: Província do Espírito Santo - 2ª edição, SECULT/2010
Autor: Basílio Carvalho Daemon
Compilação: Walter de Aguiar Filho, outubro/2019

 

Matérias Especiais

As Aulas e as Pesquisas do Professor Cleber Maciel na UFES - Por Andrea Bayerl Mongim

As Aulas e as Pesquisas do Professor Cleber Maciel na UFES - Por Andrea Bayerl Mongim

Foram muitos os discentes que interagiram com o professor Cleber Maciel e puderam compartilhar seus ensinamentos

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo
Recordações do Arraiá

Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".

Ver Artigo
Todos na Festa Junina!

Confira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"

Ver Artigo
A Polícia Militar na Historiografia Capixaba - Por Gabriel Bittencourt

A Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência

Ver Artigo
A Consolidação do Processo da Independência no ES

O Norte da Província: uma região estratégica

Ver Artigo