Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Antônio Bezerra de Faria - Por Seu Dedê

Ao fundo, no sopé do Morro do Moreno, o Preventório Alzira Bley

Médico, casado com Dona Lúcia Bezerra (enfermeira), trabalhou no preventório Alzira Bley na Praia da Costa, na assistência aos filhos dos pais tuberculosos internados em Maruípe. Considerado o médico dos pobres pela população de Vila Velha, atendia a todos os que o procurassem. Não tinha hora para atender, às vezes não era encontrado em casa porque estava atendendo em consultas em diversos lugares do município.

Observado pelos políticos foi convencido a se candidatar a prefeito e facilmente foi eleito sem sequer fazer campanha. Logo foi candidato a deputado estadual à Assembléia Legislativa e teve votação além da expectativa.

“Como um dos seus grandes admiradores, deixo aqui meu preito de saudade e reconhecimento pelas inúmeras demonstrações de suas excepcionais qualidades como ser humano. Somente Deus poderá ofertar-lhe o premio a que fez jus quando de sua passagem entre nós” (José Búzio Filho).

 

Nota: O autor era carinhosamente conhecido por Seu Dedê

 

Fonte: Memória do Menino... e de sua Vila Velha – Casa da Memória Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha-ES, 2014.
Autor: Edward Athayde D’ Alcântara
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2020
Foto: Tabajara Praia Hotel em construção e ao fundo, no sopé do Morro do Moreno, o Preventório Alzira Bley. Foto de Paulo Bonino em 1956. Fonte: José Luiz Pizzol

Personalidades Capixabas

Ormando Moraes

Ormando Moraes

Nasceu em Vitória a 4 de outubro de 1915, filho de Jeronymo de Moraes e Josepha Lima de Moraes e, aos 3 anos, já estava em Barra de Itabapoana

Pesquisa