Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Antônio Francisco de Athayde

Antônio Athayde

Antônio Francisco de Athayde foi prefeito de Vila Velha entre 1918 e 1921. Inicialmente ocupou-se com o saneamento público, fazendo vigoroso combate aos mosquitos que proliferavam nos locais insalubres. Melhorou o traçado da rua Luiza Grinalda, eliminando a área em que os moradores jogavam lixo. Limpou e retificou o canal da Enserica, tido como o maior foco de mosquitos. Providenciou o serviço de recolhimento de lixo domiciliário por meio de veículos, com encaminhamento para vazadouro adequado. Proibiu a venda de peixe em locais impróprios e estabeleceu local adequado para esse comércio alugando um pequeno chalé na Prainha, providenciando as instalações adequadas para esse fim.

Na urbanização, desapropriou e demoliu sete casas velhas que ocupavam a orla da Prainha, construídas fora do alinhamento. Executou serviços de paisagismo e melhorou a iluminação da nova avenida na orla da enseada.

Construiu o cemitério em Coby, para melhor atender as pessoas daquela região.

Organizou o Arquivo Municipal para a guarda dos documentos da cidade e fez o primeiro recenceamento da população rural. Inaugurou luz elétrica em Argolas e regularizou o abastecimento de carnes. Na sede e arredores, deu nome a todas as ruas, colocou placas de numeração e fez a atualização cadastral. Foi atuante na melhoria da instrução pública e nos serviços de profilaxia em geral.

Em 28 de abril de 1922, doou o auxílio de 4% sobre a renda municipal para a Santa Casa de Misericórdia da capital, que continuou sendo recolhido regularmente.

 

Fonte: Fonte: Vila Velha – Onde começou o Estado do Espírito Santo, 1999
Autor: Jair Santos
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2010 



GALERIA:

📷
📷


Personalidades Capixabas

Artista do Moreno: Guilherme Merçon

Artista do Moreno: Guilherme Merçon

Guilherme Merçon é capixaba de Muniz Freire, tem se especializado em pintar paisagens, e teve a iniciativa de retratar vistas maravilhosas a partir do Morro do Moreno.


Pesquisa

Facebook

Leia Mais

A Importância da Mulher na História de Espírito Santo

A História revela que a mulher, sempre foi discriminada em todas as épocas e o seu papel na sociedade nem sempre foi considerado preponderante e fundamental

Ver Artigo
Augusto Ruschi

Na natureza tudo e todos são interdependentes; assim, a sobrevivência de todas as espécies, inclusive o homem, só pode ser conseguida através do entendimento desta interdependência

Ver Artigo
Levino Fanzeres - Um Modesto Centenário

É de sua autoria a célebre Partida de Araribóia, quadro adquirido pelo governo do Estado para a Assembléia Legislativa

Ver Artigo
Uma festa para Hermógenes – Por Berredo de Menezes

Hermógenes recebe merecidamente, o galardão de presidente de honra da Comissão Espírito-santense de Folclore

Ver Artigo
Marcílio Toledo Machado

Meu pai disse para meu irmão mais velho quando nasceu o seu primeiro filho: "Agora sim, você vai ter uma idéia de quanto gosto de você"

Ver Artigo