Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Arte indígena em Anchieta

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

A igreja e a antiga residência de Anchieta foram construídas no século XVI pelo padre e os índios, com pedras e blocos de recifes sob argamassa de cal de mariscos e óleo de baleia. A pia batismal é um exemplo de arte indígena, que junto com as demais pias, toscas ou de mármore europeu, demonstram a preocupação pela preservação das tradições seculares da Companhia de Jesus. A Igreja de Nossa Senhora da Assunção e o Museu Nacional de Anchieta já passaram por obras de restauração.

Altares e imagens também têm valor histórico e sacro. No altar-mor fica a imagem de Nossa Senhora de Assunção, que mereceu de Anchieta o famoso poema de 1579. As imagens de São Francisco e Santo Inácio, ao lado do altar-mor, são outras obras de arte. O que mais chama a atenção é que a igreja é formada por três naves, fato raro na Brasil e nas igrejas jesuítas.

O museu guarda peças usadas pelo padre. Cartas, sermões, a famosa gramática da língua tupi, editada em 1595, o poema de Mem de Sá e uma série de monografias e trabalhos religiosos preservados, como o Poema da Virgem, com 5786 versos latinos e todo o material que integrou o processo de canonização de Anchieta.

Na cela tosca Anchieta meditou, cercado de imagens de Santa Rita, Santo Antônio e São Benedito. O quarto abriga a mesinha original, o castiçal de madeira para o círio pascal, o crucifixo em estilo bizantino e a imagem de Nossa Senhora do Rosário, que junto com a de Nossa Senhora de Assunção representam as peças mais importantes e de mais valor sacro e histórico do museu.

 

Fonte: A Gazeta 26 de setembro de 1994
Compilação e fotos: Walter de Aguiar Filho, setembro/2012 

 

LINKS RELACIONADOS:

>> Anchieta



GALERIA:

📷
📷


Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Igreja de Santa Luzia – Por Elmo Elton

Assim se explica a construção da igreja de Santa Luzia, a mais antiga da cidade 

Ver Artigo
O Colégio dos Jesuítas – Outras obras

Não se sabe de onde veio o nome de Santiago dado à fundação jesuítica: se de alguma capelinha que existisse no local ou se traduzia uma recordação do dia em que talvez fosse abençoado o templo – vinte e cinco de julho de 1551

Ver Artigo
A Igreja de Santa Rita

Dom Luiz Scortegagna, criou a paróquia de Santa Rita de Cássia da Praia Comprida, desmembrada da paróquia de Nossa Senhora da Prainha de Vitória

Ver Artigo
Ação da Igreja na época Colonial – Por João Eurípedes Franklin Leal

Em Vila Velha, Afonso Brás cuidou de levantar uma igreja dedicada a de N. S. do Rosário, 1551

Ver Artigo
Patrimônio Cachoeirense - Por Gabriel Bittencourt

A Igreja do Senhor dos Passos, que recebeu as antigas imagens da primitiva matriz desaparecida em setembro de 1884

Ver Artigo