Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Biodiversidade

Morro do Moreno.

O pensamento ambiental moderno diz que é preciso parar de tentar dominar a natureza e passar a interagir com ela, medindo as conseqüências ambientais de nossos atos. Não mais o homem contra a natureza, mas o homem com a natureza, ao lado dela.

O antigo conceito de preservação ambiental, baseado na intocabilidade dos recursos naturais, foi substituído por outro que condiciona a preservação ao uso racional dos recursos naturais.

Este desenvolvimento, que conserva e realimenta sua fonte de recursos naturais, promove a repartição justa dos benefícios alcançados e não é movido apenas por interesses imediatistas, é capaz de manter-se no espaço e no tempo, é que damos o nome de desenvolvimento sustentável.

Nesse contexto, a preservação ambiental encontra no Ecoturismo uma forma interessante para promover a educação e, de certa forma, desenvolver uma atividade produtiva para as comunidades que estão preservando os recursos naturais.

No Brasil, uma Unidade de Conservação denominada Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) cumpre bem o papel ecoturístico, por retirar da área com elevado valor natural o risco de uso predatório, através de atividades sustentáveis e econômicas, agregando valor aos produtos da propriedade.

Os proprietários da área não loteada do Morro do Moreno já deram entrada no processo de transformação da gleba em uma RPPN, em documento protocolado junto ao IBAMA.

Dessa forma, se pretende preservar a área que se constitui na maior área do morro com 300.000,00 m2, maior do que o loteamento Monte Moreno com 220.000,00 m2, explorando sua biodiversidade e oferecendo à comunidade e aos turistas diversas atividades de cunho ecológico, como museu natural, oficinas de arte ecologia, trilhas suspensas (arborismo), dentre outros projetos.

O ecoturismo engloba um conjunto de iniciativas que visam harmonizar a conservação da natureza com a valorização da cultura local e a promoção do desenvolvimento econômico.

A participação de toda sociedade organizada juntamente com o governo é importante para fornecer os recursos necessários à proteção das áreas naturais mais visitadas, garantindo assim a manutenção das atividades econômicas associadas à preservação ambiental.

Lembramos que não existe um modelo universal de Desenvolvimento Sustentável, pois possuímos infinitas diferenças culturais e potenciais, nativas de cada região.

Fonte: Caderno Especial A Gazeta (21/05/2001) e *Agenda 21.

* Em busca de soluções que possam reverter este quadro, novas descobertas nos conduzem à uma nova realidade.

A compreensão mundial de que a qualidade de vida das gerações presentes e a sobrevivência das gerações futuras dependerá da implementação de um novo padrão de produção e consumo por parte de toda sociedade, fez com que o Brasil e mais de 120 países assinassem, na reunião da Rio-92, um protocolo para o século XXI, denominado Agenda 21.

A Agenda 21 constitui-se em um conjunto de compromissos para serem cumpridos neste século. Um documento com as ações necessárias para nos conduzir à um padrão sustentável de desenvolvimento, que possa melhorar nossa condição de produtores, consumidores e, principalmente, de seres vivos, atendendo as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. A este novo modelo foi dado o nome Desenvolvimento Sustentável.

LINKS RELACIONADOS:

 Ecologia 
    Morro do Moreno e RPPN



GALERIA:

📷
📷


Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Beija Flor - Augusto Ruschi

Entre as principais descobertas de Ruschi, a que todas as espécies de beija-flores do mundo só vivem nas Américas e estão associadas às bromélias, que também só existem no continente americano

Ver Artigo
Pau-Brasil

Dia 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica. O site Morro do Moreno escolheu uma árvore bastante representativa do Brasil para homenagear nossa Mata: o Pau-Brasil

Ver Artigo
Dia da Árvore: 21 de setembro

Na maioria dos países, o dia da árvore se dá em 22 de abril. A data ficou registrada quando J. Morton, americano morador de Nebrasca, incentivou o plantio de árvores naquele estado

Ver Artigo
Nosso primeiro ecologista

Em 1891, Maximiliano veio para o Brasil, particularmente para o Espírito Santo, instalando-se na colônia alemã de Santa Isabel

Ver Artigo
Respeito ao Meio Ambiente

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, nós do site Morro do Moreno temos a obrigação de ajudar a divulgar algumas dicas de educação ambiental. Para ler e praticar, combinado?

Ver Artigo