Bustos Públicos - Os 10 mais conhecidos
1) O do Dr. Jerônimo de Souza Monteiro. Ex-Presidente do Estado. Situa-se num dos ângulos da Praça Costa Pereira. Assenta sobre artística coluna de granito que emerge de pequeno jardim florido.
2) O do Dr. Florentino Avidos. Também ex-Presidente do Estado. Está colocado noutro ângulo da mesma Praça. Ergue-se sobre pedestal igual ao anterior.
3) O do Dr. Afonso Cláudio de Freitas Roza. Primeiro Presidente republicano do Espírito Santo. Fica noutro ângulo da mesma Praça e com o mesmo feitio.
4) O do Dr. José de Melo Carvalho Moniz Freire. Antigo Presidente do Estado. Situa-se noutro ângulo da mesma Praça e de igual formato.
5) O do Interventor e Governador Dr. Jones Santos Neves. Situa-se em frente ao edifício do Departamento de Obras do Estado (D E O) no arrabalde do Suá. Um outro, do mesmo feitio, se encontra na pequena Praça existente no final da Avenida que contorna a Praia da Costa, na cidade do Espírito Santo, antiga Vila Velha.
6) O do Dr. Afonso Schwab. Médico. Estimadíssimo pelas suas excelentes virtudes pessoais e profissionais. Está erguido no pequeno Jardim fronteiro ao Colégio N. S. Auxiliadora (Colégio do Carmo).
7) O do Dr. Jair Andrade. Médico de grande prestígio popular. Foi Prefeito da Capital por algum tempo. Ergue-se no Jardim Asdrubal Soares, no arrabalde de Jucutuquara.
8) O do Dr. João Santos Neves. Também médico de grandes virtudes e serviços prestados à população pobre da cidade. Deixou descendência ilustre. Ergue-se numa das alamedas internas do Parque que circunda o Hospital Getúlio Vargas, no arrabalde de Maruípe.
9) O do Dr. Darcy Monteiro. Médico residente no Rio de Janeiro. É chefe de clínica na Santa Casa de Misericórdia daquela Capital. Destaca-se pela assistência carinhosa que dá a todo espírito-santense que precisa de seus serviços profissionais no Rio de Janeiro. Foi erguido no Parque Moscoso, o maior Jardim da cidade de Vitória, por um grupo de amigos e admiradores.
10) O do Capitão João Antunes Barbosa Brandão. Herói da Guerra do Paraguai. Coronel Honorário do Exército. Patrono da Polícia Militar. Ergue-se ao lado do Portão principal do Quartel da Polícia Militar, no arrabalde Maruípe.
Academia Espírito-Santense de Letras
Ester Abreu Vieira de Oliveira (Presidente)
João Gualberto Vasconcellos (1° Vice-Presidente)
Álvaro José Silva (1° Secretário)
Marcos Tavares (1° Tesoureiro)
Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Vitória
Lorenzo Pazolini (Prefeito Municipal)
Estéfane da Silva Franca Ferreira (Vice-Prefeita)
Luciano Pícoli Gagno (Secretário Municipal de Cultura)
Elizete Terezinha Caser Rocha (Coordenadora da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim)
Conselho Editorial
Adilson Vilaça
Álvaro José Silva
Ester Abreu Vieira de Oliveira
Elizete Terezinha Caser Rocha
Fernando Achiamé
Francisco Aurelio Ribeiro
Getúlio Marcos Pereira Neves
Organização e Revisão
Francisco Aurelio Ribeiro
Capa e Editoração
Douglas Ramalho
Impressão
Gráfica Espírito Santo
Imagens
Arquivos Pessoais
Fonte: O Estado do Espírito Santo e os Espírito-santenses - Dados, Fatos e Curiosidades (os 10 mais...) - 4° Edição (Reedição da 3ª ed. de 1971)
Autor: Eurípedes Queiroz do Valle
Compilação: Walter de Aguiar Filho, Maio/2022
A 07 de setembro de 1871, a luz do farol já anunciava aos nautas, antes incertos, a segurança da aproximação do porto
Ver ArtigoO farol foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1895, no governo Muniz Freire, que defendeu na Câmara do Deputados a necessidade de sua instalação
Ver ArtigoMestre Álvaro (ou Alvo). É uma bela montanha que se ergue, isolada, em extensa planície, ao norte da cidade de Vitória, no vizinho Município da Serra
Ver ArtigoSitua-se na Ponta de Piranhém ou Tubarão que lhe dá o nome no extremo norte da baía de Vitória
Ver ArtigoO Itabira: esguio monólito que os cachoeirenses fizeram símbolo da cidade, e os intelectuais de sua Academia de Letras transformaram-no no seu escudo e emblema
Ver Artigo