Capuaba: um dos portos mais eficientes do Brasil

Dentro do processo natural de expansão do Porto de Vitória, o de maior destaque foi o planejamento e construção do Cais de Capuaba, em 1973, entre os maciços do Penedo e do Atalaia, em Vila Velha. Considerado um dos mais eficientes do País, por suas características próprias, Capuaba é composto pelo Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) e pelo Terminal da CODESA.
CAPUABA SUPERA MOVIMENTAÇÃO
Só no primeiro mês de 2006, os atracadouros que compõem o Cais de Capuaba movimentaram juntos 418,17 mil toneladas de produtos, ou 63,19% do total movimentado por todo os outros cais inseridos na baía de Vitória. Em 2005, do total de 1.029 navios supply atracados na baia, 968 utilizaram o Cais de Capuaba, principalmente para a movimentação de cereais, como o trigo, que em janeiro de 2006 apresentou um crescimento de movimentação de 19,85% em comparação a janeiro de 2004.
Embora movimente carga geral, Capuaba especializou-se na operação de grãos (principalmente soja, milho e farelo). Ele foi projetado estrategicamente para escoar a produção de parte do Centro-Oeste (Goiás) e do interior do Sudeste (Minas e Espírito Santo), como parte do Corredor Centro-Leste, projeto nacional lançado pelo Governo Federal em 1972.
Sua capacidade de armazenamento para este tipo de produto é de 48 mil toneladas, em silos verticais, e 40 mil toneladas em silos horizontais. Além disso, seu terminal de cereais está preparado para desembarcar até 300 toneladas e receber navios com capacidade para 1,2 toneladas por hora.
Mas, para figurar entre os portos mais modernos do País, Capuaba mantém uma área retro-portuária complexa, capaz de receber ou embarcar ainda cargas como automóveis, blocos de mármore e granito, carne, malte, entre outros.
POTENCIAL
O arrendamento de uma parte de Capuaba à Companhia Vale do Rio Doce aqueceu ainda mais o fluxo de cargas movimentadas pelo Porto de Vitória, principalmente o de contêineres.
O Terminal de Vila Velha (TVV) é hoje uma ótima alternativa para operações de importação e exportação de contêineres, carga geral, blocos de granito e de automóveis, para o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil.
Integrado ao complexo portuário capixaba, as atividades pelo TVV permitem que os produtos movimentados se beneficiem de incentivos estaduais. Em 2005, o terminal movimentou cerca de 3 milhões de toneladas de cargas diversas, granito, produtos siderúrgicos e veículos. O TVV se integra hoje ao conceito de multimodalidade, já que opera com acesso às rodovias BR 101 e BR 262, sendo opção para atender às regiões produtoras de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e o Centro-Oeste do País.
Formado pelos berços 203 e 204 do Cais de Capuaba, o TVV conta, atualmente, com um cais acostável de 450 metros e retro-área com cerca de 100 mil metros quadrados. Seu potencial se destaca ainda quanto à armazenagem de cargas. O terminal tem Pátio com capacidade para mais de 3,5 mil contêineres e área coberta de 13,3 mil metros quadrados para armazenagem. Toda a operação é realizada ininterruptamente através de quatro guindastes de cais.
O Cais de Capuaba se integra hoje, totalmente, ao conceito de multimodalidade, já que oferece fácil acesso também às rodovias BR 101 e BR 262, sendo excelente opção para atender às regiões produtoras de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Centro-Oeste.
ESCONDIDO
Ao lado do TVV, escondido pelo maciço do Penedo, o Terminal da Companhia Portuária de Vila Velha (CPVV) opera com cargas da indústria de extração e refino de petróleo, além de movimentar cargas gerais e contêineres para navios de 250 metros de comprimento e 10,5 de calado. Em 2005, O CPVV movimentou um total de 255,4 mil toneladas de produtos e já apresenta crescimento em 2006. Em janeiro deste ano, o terminal movimentou 16,6 mil toneladas, contra as 15,35 mil operadas em 2005.
Fonte: Jornal A Gazeta, 100 anos do Porto de Vitória, 31/03/2006
Compilação: Walter de Aguiar Filho, fevereiro/2015
Os práticos escalados para atuar são acionados pelo Centro de Coordenação de Operações e chegam até os navios conduzidos pelas lanchas de apoio
Ver ArtigoProjetado pelo arquiteto Ricardo Antunes foi construído em 1939, no bairro Santo Antônio, o hidroporto que ficou popularmente conhecido em Vitória como "Cais do Avião"
Ver ArtigoQuando Vasco Fernandes Coutinho desembarcou em vila velha no dia 23 de maio de 1535
Ver ArtigoOs primeiros estudos sobre o porto de Vitória foram feitos pelo engenheiro norte-americano Milnor Roberts, em 1879
Ver ArtigoApesar da construção do porto ter sido iniciada em 1906, suas obras só foram definitivamente concluídas em 1940, com a inauguração do Cais Comercial
Ver Artigo