Culinária Capixaba - CANOINHA

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba.
Mas, para deleite de todos, publicamos neste site receitas deliciosas da culinária capixaba, com o uso de peixes e mariscos, além de doces. Aproveite!
Sanduiche Canoinha
Sanduíche típico do Bar Santos, na Vila Rubim, Vitória.
Nada mais simples, rápido e gostoso do que fazer esse velho sanduíche.
Primeiro, tome de um pão francês e corte-o ao meio com todo respeito. Retire o miolo, pois canoas têm obrigatoriamente uma parte escavada onde a gente se senta. Só que, nesta, você coloca uma fatia de presunto e uma segunda de queijo sobre a primeira. Feito isso, leve ao forno até que o queijo derreta todo e virtualmente se funda ao presunto.
No Bar Santos, às vezes os fregueses pediam um recheio mas não o outro, para mudar o sabor ou adaptá-lo a seu paladar. Você mesmo pode criar variantes da receita, jogando algum condimento sobre o pãozinho recheado. Faça como bem entender. Mas coma respeitosamente. Não são só os grandes pratos que têm charme.
Autor: Álvaro José Silva
Livro: Escritos de Vitória - 8 - Bares, botequins, etc..
Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba
Ver ArtigoMas o mais charmoso do Bar Santos, um pedacinho de chão então com cheiro de século passado incrustado na Vila Rubim, era a canoinha
Ver ArtigoParafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba
Ver ArtigoVeja a receita da moqueca capixaba, conforme está no livro "Segredos da Cozinha Capixaba", lançado em 1974 e reeditado em 2007 por Cacau Monjardim, autor da frase "Moqueca só capixaba, o resto é peixada!".
Ver ArtigoVeja a receita do Cação do Lameirão à Vitória, conforme está no livro "Segredos da Cozinha Capixaba", lançado em 1974 e reeditado em 2007 por Cacau Monjardim, autor da frase "Moqueca só capixaba, o resto é peixada!".
Ver ArtigoParafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba. Mas, para deleite de todos, publicamos neste site receitas deliciosas da culinária capixaba, com o uso de peixes e mariscos, além de doces. Aproveite!
Ver Artigo