Dr. Luiz Buaiz - Ícone da medicina
Qualidades e mais qualidades, acumula Luiz Buaiz. Numa lista de adjetivos positivos, grande parte se enquadra no seu perfil. Mas a definição que o conceituado médico Saulo Ribeiro do Val, ginecologista e obstetra, apresenta para Luiz Buaiz é precisa: “Ele é um ícone da Medicina, em Vitória”.
Dr. Saulo explica o motivo: “Porque a comandou por muitos anos. Quando vim para Vitória, em 1960, ele era presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), e chefe do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários, o IAPC. Foi através dele que eu conheci minha primeira oportunidade de trabalhar no Iapfesp, o Instituto de Assistência e Previdência dos Ferroviários e Servidores Públicos”.
E acrescenta: “Tenho acompanhado ele esses anos todos. Ele sempre está do lado do médico, sempre foi muito pródigo, ao ajudar a população toda. Até hoje ele dá consulta. Além disso, é uma pessoa altamente sociável e muito querida da comunidade de Vitória. Ele tem essa característica de estar presente em todos os eventos da sociedade. Você vai a um enterro, um casamento, uma festa, ele sempre está lá”.
Voltando ao passado, quando estudava no Americano, no Parque Moscoso, Dr. Saulo fala da simplicidade e displicência de Luiz Buaiz consigo próprio: “No meu tempo de colégio, com 15, 16 anos, a casa dos Buaiz chamava a atenção. Em 48 ele morava na Rua Loren Reno, passava num carro pequeno. Ele é um homem alto, e, chegando naquele carro, chamava a atenção”.
PRODUÇÃO
Copyright by © Luiz Buaiz – 2012
Coordenação do Projeto: Angela Buaiz
Captação de Recursos: ABZ Projetos
Texto e Edição: Sandra Medeiros
Colaboraram nas entrevistas:
Leonardo Quarto
Angela Buaiz
Ruth Vieira Gabriel
Revisão: Herbert Farias
Projeto e Edição Gráfica: Sandra Medeiros
Editoração Eletrônica: Rafael Teixeira e Sandra Medeiros
Digitalização: Shan Med
Tratamento de Imagens: TrioStudio; Shan Med
Fonte: Luiz Buaiz, biografia de um homem incomum – Vitória, ES – 2012.
Autora: Sandra Medeiros
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2020
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo