Em Viagem de Canoa - Elmo Elton
“Nisto viu o padre uns três ou quatro guarazes, que são aves como frangas de cor vermelha finíssima, postas em uma árvore, e disse-lhes pela língua, “ide chamar vossas parentas, e vinde-nos aqui fazer sombra". E logo estendendo os pescoços deram um grito, como que diziam que sim, e foram-se voando; dali a pouco espaço veio um grande bando delas, e, ajuntando-se em uma nuvem, foram fazendo sombra à canoa por obra de uma légua, enquanto a sombra foi necessária. PERO RODRIGUES, S.J, ob. Cit.
EM VIAGEM DE CANOA
Vai Anchieta, em canoa, mar afora,
com alguns homens seguindo-o na viagem.
O calor é demais, não há aragem,
e a comitiva contra o sol deplora.
Divisa o padre, à distância, nessa hora,
de um bando de guarás a ampla plumagem,
e as aves chama, enquanto dá coragem
aos que vão, junto dele, à vila agora .
Atendem os guarás a essa voz boa,
cobrindo, com suas asas, a canoa
(o mar se bordou todo só de espumas),
e eis que a viagem, então, antes penosa,
daí por diante, segue, silenciosa,
qual sob um guarda-sol feito de plumas.
Autor: Elmo Elton
Fonte: Anchieta, Vitória 1984
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo