Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Esta nossa ilha do alto

Foto de Guilherme Santos Neves sobrevoando de teco-teco o Convento da Penha em 1953

Verão. Manhã de domingo. Velha aspiração de conhecer vitória, e arredores, de avião. Desejo de praticar a fotografia aérea, iniciada há trinta anos, em nossa capital, pelo Serviço Naval, como comprovam números antigos de Vida Capichaba, e continuada por um punhado de fotógrafos, entre os quais destacamos Hugo Musso, com dois flagrantes de rara felicidade.

O teco-teco de nosso Aeroclube vai partir. Convite amável do instrutor Monteiro, e eis-nos, câmera a postos, prontos para levantar vôo.

Que dá medo, dá... Mas vale a pena.

Aqui o Convento da Penha! A primeira foto, que não publicamos, foi tirada quase dentro do templo, após uma reviravolta do aparelho, e um frio no estômago do fotógrafo. A outra aí está – o venerável Convento em toda a sua glória, guardião de nossa terra e de nossa gente.

Depois da prova do dinamismo do capixaba, e do esforço ciclópico de seu governo – Bento Ferreira e a Esplanada da Capixaba passam diante de nós rapidamente, em visão magnífica.

E o Centro da cidade aparece, a seguir, depois da curva do Forte de São João, estrangulando em sua vontade de progresso, conseguindo o que deseja, subindo talvez Nova Iorque do sul no futuro núcleo quatricentenário, agora galvanizado pelo ideal de progredir. O leitor dirá que se o fotógrafo foi feliz em sua investida pelos ares.

Mais não fez nosso enviado especial às nuvens.

Nesta altura dos trabalhos a máquina já disparava sozinha. E as chapas seguintes, frutos de um cameraman tonto, suado e trêmulo, por surrealistas, foram recusadas pelo nosso Dr. Pimenta.

E não contem mais com o GSN para fotografar esta ilha... do alto.

 

Fonte: História Popular do Convento da Penha
Autor: Guilherme Santos Neves, Vitória/2008. Ano 450, aniversário da chegada de Frei Pedro Palácios ao Espírito Santo
Nota: GSN - Iniciais de Guilherme Santos Neves
Coopilação: Walter de Aguiar Filho, abril/2012 

Convento da Penha

O Legado de Pedro Palácios – Por Guilherme Santos Neves

O Legado de Pedro Palácios – Por Guilherme Santos Neves

É ele a réplica fiel do pobrezinho de Assis em terras brasileiras e, mais particularmente, mais queridamente, em terras capixabas

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Convento da Penha – Por Maria Stella de Novaes

Peregrino, contempla o augusto monumento  da terra capixaba. Ali, vive a rezar, em hosanas de glória, ou rudez do tormento, o coração de um povo!

Ver Artigo
Visão dos Holandeses (Poesia) - Por Orminda Escobar Gomes

De além se divisava a linda capelinha, /Erguida sobre a rocha. Esplêndida moldura /O céu azul turquesa... Excêntrica, a estrutura /Do monte-matagal a florescer... Na linha

Ver Artigo
Radiosa - Por Orminda Escobar Gomes

Vitória, és joia rara! /Realças entre as demais! /Teus campos e tuas praias, /Tão lindas, não têm rivais!

Ver Artigo
Cerração (Poesia) - Convento da Penha

Um dia esplendoroso. O sol quente, escaldante / Suave azul do céu. O esmeraldino mar / Oscula, brandamente, a praia. Singular / Beleza e alacridade em torno... Mas, distante...

Ver Artigo
Terremoto em Vitória e em Vila Velha (Poesia) - Por Orminda Escobar Gomes

Agosto. Quase findo, o seu primeiro dia. / Dezoito século... Sim!... Sessenta e sete ou nove?! / Das lides descansando, a gente adormecia...

Ver Artigo