Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Fases do Caranguejo

Fonte: Os Argonautas do Mangue: uma etnografioa visual dos caranguejos do Município de Vitória / ES
Autor: 
André G. Alves Nunes
Dissertação de mestrado. Mestrado em Multimeios, UNICAMP: 1998.

Andada

A andada é um evento de reprodução do caranguejo que ocorre com maior frequência entre os meses de janeiro a maio, quando machos e fêmeas saem de suas tocas para o acasalamento e liberação de larvas.

O pico da liberação de larvas no Espírito Santo acontece geralmente nos meses defevereiro e março. É um verdadeiro espetáculo natural. Durante a vazante da maré, milhares de fêmeas migram para as margens dos canais para liberar as suas larvas.

Tapado

Logo após a andada, os caranguejos começam a "se tapar". Eles cavam buracos mais fundos, armazenado folhas - seu principal alimento - e tapam os buracos com montes de lama. Abrem somente um pequeno "respiro".

Quando as folhas armazenadas acabam, ele destapa o buraco, carrega mais folhas para dentro de sua toca e volta a tapá-la. Nessa época, é necessário conhecer muito bem o comportamento do caranguejo para capturá-lo.

O caranguejo começa a se tapar em maio e permanece nessa fase até o momento em que troca de casca. Durante esse período, quase não se locomove e acumula energia em forma de gordura.

Troca de casco

No mês de setembro, os caranguejos começam a "ficar de leite". O "leite" é uma substância branca leitosa, produzida pelo organismo do caranguejo no período que antecede a troca de casco.

Esse líquido é formado por uma substância química composta por hormônios, proteínas, lipídios, fósforo, sódio, potássio, cálcio, nitrogênio, magnésio, cobre, zinco, cromo e manganês, que formará a nova carapaça.

O "caranguejo de leite" não deve ser comido, pois poderá causar diarréia. Nos meses de outubro e novembro acontece a troca de casco.

Espuma

No período que antecede e durante a andada, os machos liberam uma espuma branca que sai da boca e recobre todo o seu corpo. Há hipóteses de que a substãncia ativa presente nesta espuma seja provavelmente um ferormônio com a função de estimular o início do período reprodutivo.

As substâncias exaladas neste período promovem um odor caracaterístico no manguezal, que lembra o cheiro de caranguejos cozidos.

---------------------------------------------------------------------------------

 Saiba mais

 Fases do Caranguejo

 Sua Majestade, o Caranguejo

Curiosidades

Fazenda Guaranhuns – Por Edward Athayde Alcântara

Fazenda Guaranhuns – Por Edward Athayde Alcântara

Todos os terrenos da atual Praia de Itaparica pertenciam a uma única fazenda conhecida como “Fazenda Guaranhuns”.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Características Naturais do Espírito-Santense - Por Eurípedes Queiroz do Valle

1) A saudação. Trata-se de uma exclamação de cunho amistoso, usada para saudar amigos e conhecidos. É representada por um “Ei!” pronunciado com uma en­tonação especial de voz

Ver Artigo
Histórico dos Tamancos e Uma Guerra - Por Ester Abreu Vieira de Oliveira

Em tempos passados, o povo andava descalço e o tamanco se impôs como meio de proteção na realização de trabalhos agrícolas

Ver Artigo
Marta Wolkartt: Deus no Céu e Dona Marta em Santa Teresa

No distrito de Vinte e Cinco de Julho, Santa Teresa, a alemã Marta Wolkartt fez história no século XIX ao atuar como um 'coronel de saias' 

Ver Artigo
Banho na Maré – Por Edward Athayde D’Alcântara

Hoje, o local seria do outro lado onde está o Shopping da Costa. Brincávamos de “boto e tainha”

Ver Artigo
Viajantes Estrangeiros ao ES – Jean de Lèry

Dos mais antigos estrangeiros que aportaram à Capitania do Espírito Santo, podermos registrar o clérigo francês reformado Jean de Lèry

Ver Artigo