Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

FUTURO DE VITÓRIA? ADEUS, PERTENCES...

Ilustração de Milson Henriques - Fonte: Escritos de Vitória, Nº 14 Vitória do Futuro, 1996

Pois é. Reclamei em edições anteriores que só me cobravam textos sobre Vitória antiga, como se eu fosse um museu e meu tempo não fosse o tempo HOJE. Agora pedem para falar de Vitória do futuro. Futuro? Futuro é difícil, é incógnita. Não sei como será, não acredito em vigarices de videntes e previsões. O futuro depende de quem governar esta cidade nos próximos anos... Isto é, depende de quem o eleitor colocar lá em cima. Ué! Quer dizer que depende de mim? Ou da mídia que vai fazer minha cabeça? Bem, se depender de mim, será fácil porque não creio na mídia, não leio jornais nem assisto à TV em época de campanha eleitoral. Só assim tenho chance de votar no político certo. Mas como encontrar esse Deus? Até hoje os melhores políticos que encontrei foram aqueles que, por honestidade genética ou vergonha da futura "profissão", tiveram o bom senso de nunca serem candidatos. Políticos bons, se não tê-los como sabê-los? Parodio o poetinha e volto à estaca zero.

Se não acredito em previsões, creio em sonhos. Ou pesadelos, como o que tive há um mês atrás. Por coincidência sonhei que estava em Vitória no ano 2096, lendo um jornal. Epa! Jornal daqui a cem anos? Nada disso. Eu estava apertando a tecla com o sinal AJ8Y4-3 do meu óculos-visão e apareceram na tela cibernética do meu pensamento as seguintes notícias:

                                                                        ***

Robôs-policiais tentam retirar barraqueiros das esterilizadas areias artificiais da praia do Moscoso (antigo parque do mesmo nome).

                                                                        ***

 Turistas reclamam da falta de opção de lazer, do assédio dos robôs trombadinhas e da poluição da nossa baía. Sobre este último assunto o governador Lindenberg promete que as obras serão iniciadas nos próximos seis meses. Assim como a construção de um teleférico e de um restaurante giratório no morro do Penedo.

                                                                        ***

Reforma Agrária já! Pede o PORRA — Partido da Oposição Radical dos Robôs Aposentados.

                                                                        ***

O carnificinal de rua (antes denominado carnaval) com os tradicionais blocos invadidos — classes A, B, C — e invasores — classes D, E, F — será realizado este ano no carnificinódromo, localizado no antigo bairro Santo Antônio. Como sempre, os restos mortais dos foliões perdedores serão utilizados como adubo.

                                                                        ***

O bispomacedismo avança! Depois de comprar o ex-Teatro Carlos Gomes e a ex-Catedral da extinta religião católica, os macedões estão em vias de adquirir o estacionamento onde antes existia um chamado Shopping Vitória, para erguerem mais um templo.

                                                                        ***

O deputado Amaro Camata denuncia tráfego de caminhões pesados na avenida que possui o nome de sua bisavó, a ex-governadora Enza Rafaela.

                                                                        ***

Descoberta fantástica! Humanos podem ser reproduzidos sem inseminação artificial! Apesar dos protestos do PGUEI (Partido dos Gays Unidos Educados e Irredutíveis) está cada vez mais forte o número de adeptos que descobriram que o ser humano macho, "cobrindo" um ser humano fêmea, pode reproduzir outro ser humano — prática, como se sabe, adotada apenas por animais irracionais.

                                                                       ***

Mick Jagger chega para um show na cidade! O quase bicentenário garotão inglês fará um mega-show cantando rocks (ritmo que foi moda entre nossas avós) no Cassino Sacré-coeur (antigo colégio), onde, dias atrás, fez sua despedida o cantor nacional Silvio Caldas. As apresentações serão feitas pela internacional estrela Hebe Camargo e pela local Jeanne Bilich.

                                                                      ***

Banhistas inauguram num lugarejo escondido no interior do município de Mantenópolis o estranho hábito de colocarem calções e maiôs para tomarem banho numa pequena lagoa. Apesar do protesto indignado do P.S.N. — Partido das Senhoras Nudistas — o inusitado fato está atraindo uma multidão de binóculo em punho para assistir ao degradante espetáculo ao menos à distância.

                                                                      ***

O candidato a prefeito Chico Onofre Bisneto e seu vice, o conhecido radialista Oton Borges (pai da candidata Maria Borges e primo do vereador João Borges), prometem, se eleitos forem, acabar com os mosquitos. Prometem também criar o conselho do robozinho de rua, resolver de uma vez o problema de alagamento de ruas na época das chuvas e, para alegria da classe artística, cuidar com carinho da cultura. Do xuxu artificial.

                                                                      ***

Estuda-se a possibilidade de finalmente ser desfeito o engarrafamento monstro que conserva paralisado o centro da cidade desde o ano 2018. Descendentes procurarão identificar as ossadas dos ancestrais presos dentro dos carros.

                                                                      ***

O presidente do Brasil, José Sarney tetraneto, visitará nossa cidade procurando apoio para adotar a cidadania capixaba e ser candidato a reeleição pelo nosso Estado. Sarney tetraneto tem como principal lema de sua campanha o seu tetravô que, segundo ele, lutou pela antiga revolução de 1964 no século passado.

                                                                      ***

Deputados da progressista cidade de Barra dos Anjos (ex-Barra de São Francisco), capital do Espírito Santo do Norte, rebatem acusações sobre corrupção e emprego de parentes. Endinheiraldo dos Anjos, um dos acusados, diz que tudo não passa de inveja da Ala Radical do PT (Partido dos Traficantes) da antiga capital do Estado, a ex-cidade de Vitória.

                                                                     ***

Após 50 anos de buscas inúteis entrou para o rol dos casos insolúveis o desaparecimento da imagem da Virgem da Penha do museu do mesmo nome (antigo convento). A hipótese mais viável é que uma comissão de fiéis foi pedir ajuda para acabar a corrupção política no Estado. Como este milagre é impossível, a Virgem resolveu desaparecer. E sumiu mesmo.

                                                                     ***

É sempre bom lembrar para a nova geração que esta ilha onde vivemos, denominada Rio de Axé, não foi sempre este modesto ponto de abastecimento dos helicópteros que fazem a rota diária do Rio de Janeiro para Salvador. Antes, esta ilha chamava-se Vitória, e só perdeu o título de capital do Estado para Cariacica quando o Espírito Santo dividiu-se em norte e sul. Mas agora temos esperança de um novo progresso, já que alguns homens públicos estudam a possibilidade de aproveitar nossas belezas naturais para o turismo. Projeto que deverá estar pronto até o ano 3000 próximo.

 

Fonte: Escritos de Vitória Nº14 Vitória do Futuro, 1996
Autor: Milson Henriques
Compilação: Walter de Aguiar Filho, agosto 2014



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

Dores do Rio Preto

Dores do Rio Preto

Veja tudo sobre o município de Dores do Rio Preto, que dá acesso ao Pico da Bandeira.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
São Mateus mais de 400 anos de solidão - Gabriel Bittencourt

A história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré 

Ver Artigo
O Dia de Cachoeiro - Por Gabriel Bittencourt

Há 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim

Ver Artigo
Primórdios de Cachoeiro – Por Levy Rocha

Uma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811

Ver Artigo
Itapemirim - Por Edward Willberforce

Vila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização

Ver Artigo