Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Graciano Neves e a “Doutrina do Engrossamento”

Capa do Livro - Doutrina do Engrossamento - Autor: Graciano Neves

Espírito arguto, dotado de um profundo senso filosófico, Graciano Neves, ao escrever A DOUTRINA DO ENGROSSAMENTO, quis, sem dúvida, focalizar uma época da vida nacional, época de transição que estava sendo atravessada pelo Brasil, mal saído de um sistema de governo, vigente há mais de meio século.

Durante o Segundo Reinado revezaram-se, no poder, os dois grandes partidos – o Conservador e o Liberal.

Dos quadros desses dois grandes partidos, saíam invariavelmente, os mentores dos destinos nacionais.

O Senado do Império era, inegavelmente, aquele lago tranqüilo, onde repousavam, sem maiores preocupações, os velhos chefes dos dois partidos, a quem a Nação devia serviços inestimáveis. A vitaliciedade senatorial evitava, e impedia, choques mais ásperos, entre os (pais da Pátria).

Quem não gozasse das simpatias, ou das benemerências dos antigos chefes do Império, dificilmente faria carreira política.

A república possibilitou uma ampla transformação quer no método da política, quer no conceito do novo sistema de administração.

A inversão dos quadros sociais era compreensível e fatal, mas os novos profissionais da Política tinham que chamar a atenção sobre as suas pessoas, até então desconhecidas.

E Graciano Neves, nas entrelinhas de seu livro, em cada período ou cada frase, deixa entrever essa fase de transição, essa ascensão dos novos defensores do povo, dos novos abnegados pela causa pública, como deixar entrever a luta surda entre os que alcançaram o poder e os que não conseguiram chegar até ele.

Na época, República foi sinônimo de igualdade, de nivelamento. O republicano, para ser mesmo republicano, devia ser licencioso e desabrido em seus escritos e discursos, que isto era demonstração de independência e de altivez.

Mestre Graciano, entretanto, não via com bons olhos, essa pseudo – altivez, e em seu livro, com uma boa dose de ironia e de filosofia mostra que:

 “são os detestáveis, irracionais e improdutivos ataques oposicionistas que deslocam o governo de sua serena moderação, obrigando-o à legitima defesa da própria existência. As oposições sistemáticas (como todos os fatos políticos provam à saciedade) são indisputavelmente os piores fatores de tirania.”

E acrescenta, ainda, que:

“O oposicionismo a todo transe, essa espécie sonora e campanuda que tanto delicia os gostos fáceis da vasta imbecilidade humana, é o mais triste expediente de que podem usar os ambiciosos, e o menos eficaz dos processos para influir na marcha da governação.

Bem sabem os mais inocentes políticos que todos os reptos patéticos dos oposicionistas não são de modo algum ardentes revelações de amor à pátria ou mesmo à retórica e sim evidências de ínfimos despeitos e cobiças malogradas”.

Para Graciano Neves, os ataques desabridos, à autoridade, produzem mais mal que bem, em favor da causa dos que atacam.

 

Fonte: Torta Capixaba, 1962
Autor: Nelson Abel de Almeida
Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro de 2014

 

Especiais

Obras de Homero Massena na Internet

Obras de Homero Massena na Internet

Esperamos que todos os capixabas e brasileiros possam reconhecer o artista como o gênio que foi, e sua importância no panorama das artes

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Movimento Negro e Educação no ES - Por Gustavo Henrique Araújo Forde(12)

Nas últimas duas décadas do século XX, o Espírito Santo foi palco de uma efervescência política negra com a criação de um conjunto de organizações

Ver Artigo
Memória Capixaba o Arquivo e a Biblioteca - Por Gabriel Bittencourt

Florentino Avidos construiu o prédio destinado à Biblioteca e ao Arquivo Público, na rua Pedro Palácios

Ver Artigo
Viagem ao Espírito Santo (1888) - Princesa Teresa da Baviera (PARTE VI)

Um pouco mais tarde, ouvimos a voz exótica de uma saracura, isto é, de um raleiro que poderia ser uma Aramides chiricote Vieill

Ver Artigo
A possível verdadeira história da tragédia da Vila Rubim - Adilson Vilaça

Bernardino Realino pode ser invocado como protetor de certas categorias de cidadãos, que julgam poder contar com poucos santos

Ver Artigo
Bibliotecas - As 10 mais importantes

1) A Biblioteca Pública do Estado. Fundada em 16-6-1855, pelo Presidente da Província Dr. Sebastião Machado Nunes.

Ver Artigo