Heranças dos índios
Existia uma lógica interna nos costumes indígenas, como já demonstraram vários etnólogos. Essa lógica não parece em nada inferior à dos povos brancos ocidentais, mas apenas diferente. A própria forma de organização social do índio – a comunidade primitiva de produção – era totalmente incompatível com o regime escravista.
A superioridade tecnológica dos brancos levou-os a impor aos índios sua língua, religião e costumes. Mas a recíproca aconteceu: a influência do nativo marcou de forma indelével a formação da sociedade brasileira.
A carga étnica do cruzamento do índio com o branco resultou no mameluco. Do índio com o negro, o cafuzo.
Em algumas regiões do país, como o Norte e o Nordeste, a tradição indígena sobreviveu nos hábitos gerais: alimentação, instrumentos, transportes, habitação.
A língua portuguesa está crivada de topônimos de origem indígena: cidades, nomes de ruas, acidentes geográficos, alimentos.
Veja o significado de algumas palavras no dicionário dos jesuítas:
Português
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Dic. dos jesuítas
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Português
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Dic. dos jesuítas
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Cabeça
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açanga
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Senhor
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jara
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Cabelos
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aba
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Igreja
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tupanoca
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Olho
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ceça
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Cavalo
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caburû
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Nariz
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lim
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Arma
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moçaba
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Boca
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juru
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Pedra
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ita
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Orelha
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nambi
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Areia
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ibicuî
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Pescoço
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ajuru
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Árvore
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imirâ
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Branco
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jiba
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Noite
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pituna
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Mãos
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po
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Pai
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paia tuba
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Tabaco
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tumbira
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Mãe
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maia
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Unhas
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pó apen
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Homem
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apiaba
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Pé
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pi
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Mulher
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cunhã
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Perna
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cetima
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Criança
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mitanga
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Deus
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tupana
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Casa
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oca
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Anjo
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ara
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Grande
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turuçú
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Lua
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jaci
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Pequeno
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merî
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Estrela
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jacitata
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Extenso, longo
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pecû
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Céu
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ibake
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Largo
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tepopir
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Chuva
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amana
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Varão
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apiaba
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Relâmpago
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beraba
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Moça
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cunhâ
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Água
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i’g
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Negro
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pixuna, una
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Fogo
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tata
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Cair
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oar
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Vento
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ibitû
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Vermelho
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piranga
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Mar
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paraná
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Dormir
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ker
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Carne
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çoô
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Morrer
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mano
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Peixe
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pirá
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Cair
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oar
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Pássaro
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quirá
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Dois
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mocai
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Fonte: Viagem ao Espírito Santo e Rio Doce,1974
Autor: Auguste de Saint-Hilaire
Fonte: Espírito Santo - História de suas lutas e conquistas,2002
Autora: Neide Lúcia Moraes
Em todo o Brasil, somos conhecidos por "capixabas". "Capixaba" significa, na língua tupi-guarani, "plantação", "roçado", "lavoura", "preparação da terra para plantar"
Ver ArtigoNo tempo da expulsão dos Jesuítas, não havia selvagens em todo este distrito (sul do Espírito Santo); somente seis ou oito anos depois dela, começaram eles a cometer estragos (escrito em 1818)
Ver ArtigoNo ano de 1963, uma letra de uma velha marchinha de carnaval, de autoria de Júlio Alvarenga (“Bota o índio no lugar”), premiada em um concurso carnavalesco...
Ver ArtigoHá informações publicadas na Revista do Mepes de que cerca de 40 mil índios temiminós moravam entre o vale do Orobó, em Piúma, e as cabeceiras do rio Salinas
Ver ArtigoEm São Mateus, em 1558, aconteceu o primeiro genocídio brasileiro, quando milhares de índios teriam sido mortos em represália ao assassinato de Fernão de Sá
Ver Artigo