Igreja do Rosário é restaurada
A Comunidade da Prainha, em Vila Velha, alerta: a igrejinha do Rosário - considerada a mais antiga do Brasil ainda em pé - pode perder esse título e virar ruína. De acordo com os moradores, o tráfego pesado de veículos na Rua Luciano das Neves, na lateral da igreja, está comprometendo a estrutura do templo, provocando perigosas rachaduras em suas paredes. O medo - de quem está dentro e fora da igreja - é de ela desabar de uma hora para outra.
Ainda conforme os moradores, bastaria impedir o tráfego de ônibus e caminhões no local. Os ônibus, por exemplo, poderiam utilizar a rua Castelo Branco sem causar maiores transtornos à população. Fica a dica.
A Igreja
A Igreja do Rosário, a mais antiga do Estado do Espírito Santo, voltou a abrir suas portas para visitação pública desde 27 de agosto de 2005, depois de passar por um processo de restauração. A igreja, que fica na Prainha, em Vila Velha, poderá ser visitada aos sábados, das 7 às 11 horas, por moradores e turistas que desejam conhecer o patrimônio, formado por altares, imagens de santos e outros símbolos religiosos.
A restauração externa começou em janeiro de 2005 e foi concluída em março. A parte interna foi quase finalizada. Falta ainda concluir o altar-mor, mas a comunidade da Prainha está captando recursos.
Entre as preciosidades encontradas na Igrejinha, um relicário com mais de 200 anos, com pequenos ossos dos santos Colombo e Liberato, descobertos no mês de julho/2005 serão apresentados ao público em 4, 5 e 6 de outubro de 2005, no tríduo dedicado a Nossa Senhora do Rosário.
Como visitar a igreja:
- A Igreja do Rosário estará aberta todos os sábados para visitação pública, no horário das 7 às 11 horas.
- Dois estagiários da área de Turismo estarão no local orientando os visitantes.
- As visitas de escolas ou de outros grupos podem ser agendadas no telefone (27) 3239-3113, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
- A Igreja do Rosário fica na Rua Almirante Tamandaré, s/n, Parque da Prainha, Vila Velha, ES.
Fonte: A Gazeta, 01 de setembro/2005
A 07 de setembro de 1871, a luz do farol já anunciava aos nautas, antes incertos, a segurança da aproximação do porto
Ver ArtigoO farol foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1895, no governo Muniz Freire, que defendeu na Câmara do Deputados a necessidade de sua instalação
Ver ArtigoMestre Álvaro (ou Alvo). É uma bela montanha que se ergue, isolada, em extensa planície, ao norte da cidade de Vitória, no vizinho Município da Serra
Ver ArtigoSitua-se na Ponta de Piranhém ou Tubarão que lhe dá o nome no extremo norte da baía de Vitória
Ver ArtigoO Itabira: esguio monólito que os cachoeirenses fizeram símbolo da cidade, e os intelectuais de sua Academia de Letras transformaram-no no seu escudo e emblema
Ver Artigo