Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

JK, bondes e a Marinha Capixaba

Inauguração da EAMES, presença de Juscelino Kubitschek na data de 29.11.1960

A vida do Presidente Juscelino Kubitschek vem atraindo a atenção dos brasileiros por causa da minisérie JK, exibida pela Rede Globo. O site Morro do Moreno não possui qualquer conotação política, mas devido à importância histórica de Juscelino, levantamos algumas informações sobre o presidente e o ES. Confira abaixo:

EAMES

A 29 de novembro de 1960, a EAMES (Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo), situada na Prainha de Vila Velha, foi solenemente inaugurada, com a presença doDr. Juscelino Kubitschek de Oliveira (então Presidente da República), do Almirante Jorge do Paço Mattoso Maia (Ministro da Marinha), do Vice-Almirante Antônio Cezar de Andrade (Diretor-Geral do Pessoal) e de personalidades civis, militares e eclesiásticas.

BONDES

O site Morro do Moreno possui entre suas páginas, uma matéria sobre os bondes em Vila Velha, que foi ilustrada com o Bonde nº 32. Na minissérie JK, está sendo usado esse mesmo bonde, retratando a época em que viveuJuscelino Kubitschek. Com a colaboração de nossos internautas, descobrimos mais histórias sobre o Bonde 32. Confira:

Esse bonde foi restaurado pelo engenheiro Marcos Rogério Nascimento, morador de Santos, SP, que nos conta o seguinte:

"Com relação a história do bonde 32, foi um projeto da Prefeitura Municipal de Santos, iniciou em 1999, atualmente operam dois veiculos (um aberto e outro fechado) e recentemente ganhamos de Portugal (Porto) mais 3 veículos. A linha turística possui 1,5 km e será ampliada para mais 3,5 km.

O bonde poderá ser visto na minissérie da Globo JK. Algumas cenas foram gravadas em Santos. Outra minisérie, "Um Só Coração" também foi gravada em Santos e os bondes também fizeram parte do cenário.

Caso exista alguma carcaça de bonde em Vitória ou Vila Velha por favor nos informe, independente das condições em que elas estiverem. Caso haja interesse em revitalizar o sistema, também posso ajudar."

Quem souber do carcaças de bonde, como solicitou o engenheiro Marcos Nascimento, entre em contato conosco, do site Morro do Moreno. Segue abaixo mais links para quem quiser conhecer a história do bonde no Brasil e em Vila Velha:

 

Publicado em 01/08/2010

Bonde

Bondes - A viagem de Vila Velha a Vitória

Bondes - A viagem de Vila Velha a Vitória

Os passageiros completavam a viagem para Vitória atravessando a baía nos botes dos catraieiros ou em lanchas. Havia duas lanchas: a Elizabeth e a Santa Cecília. Elas pertenciam à empresa que mantinha os bondes e fornecia eletricidade a capital do Estado e a Vila Velha

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Pegando o bonde – Por Luiz Buaiz com texto de Sandra Medeiros

O bonde 51, fabricado em Vitória; o 41, com estribo duplo; o 43, que circulava em Vila Velha; o 44, de Santo Antônio; o 45, da linha de Jucutuquara; o 49, da Praia do Canto...

Ver Artigo
JK, bondes e a Marinha Capixaba

A vida do Presidente Juscelino Kubitschek vem atraindo a atenção dos brasileiros por causa da minisérie JK, exibida pela Rede Globo. O site Morro do Moreno não possui qualquer conotação política, mas devido à importância histórica de Juscelino, levantamos algumas informações sobre o presidente e o ES. Confira!

Ver Artigo
O Bonde

O bonde proveniente de Paul fazia a sua última parada para apanhar ou deixar passageiros no ponto que antecedia Piratininga, nas proximidades do bar Ponto Chic, seguindo daí, sem mais parar, até Piratininga

Ver Artigo
Bonde em Vila Velha e Vitória

Eram dois bondes – um saía de Paul, o outro de Vila Velha. O cruzamento entre eles se dava na estação de Aribiri

Ver Artigo
Mais uma de Catraieiro

Li matéria dos catraeiros que fazem até hoje a travessia entre Vitória e Vila Velha. Gostei muito, e novamente fui ao passado ! ! !Na década de 50 e 60 (até 1967...) eu tocava acordeom nas noites de várias cidades de nosso estado. 

Ver Artigo