Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Livro sobre Carlos Lindenberg

Foi lançado o 25º volume da coleção Grandes Nomes do Espírito Santo, focalizando a biografia do ex-governador e ex-senador Carlos Lindenberg. O prefácio é do filho do homenageado, Cariê Lindenberg. A coleção tem como coordenador editorial o jornalista Antonio de Pádua Gurgel.

Publicado originalmente em 2000, sob o título Dr. Carlos: Um Homem do Campo e sua Relação com o Poder e com uma tiragem limitada, o livro foi reeditado e passou a integrar a coleção que fala sobre a vida e a obra de figuras que marcaram a história do Estado, coordenada pelo próprio Gurgel.

A biografia nasceu da vontade de se revelar o lado humano, pouco divulgado, do homem que por duas vezes governou o Espírito Santo, de 1947 a 1950 e de 1959 a 1962, e foi senador e deputado federal, conforme explica Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho, o Cariê, secretário-geral do Conselho de Administração da Rede Gazeta.

Carlos Fernando Monteiro Lindenberg nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, na Fazenda Monte Líbano, em 13 de janeiro de 1899. Era de poucas palavras e, em vez de grandes discursos, preferia as ações, como ressalta Antonio Gurgel. Aos 21 anos, candidatou-se a prefeito de sua terra natal, ficando em segundo lugar.

Homem do campo, ocupou o cargo de secretário da Fazenda e da Agricultura, nos anos 30, tendo vislumbrado novas técnicas agrícolas, a mecanização da lavoura e a seleção de espécies para os rebanhos. Chegou a se manifestar contra a obrigatoriedade de trabalhadores rurais servirem o Exército: "O trabalho na lavoura é mais importante do que nas Forças Armadas".

No prefácio, Cariê destaca que um dos traços mais marcantes de seu pai foi o indiscriminado respeito pelas pessoas de qualquer cor, sexo, idade, religião, partido político ou situação econômica. Ele ouvia sempre a todos e muito, com igual paciência e atenção, especialmente antes de tomar suas decisões.

Viveu quase duas décadas, depois disso. Aos 91 anos, sucumbiu a um derrame, enquanto almoçava em um restaurante de Vitória, no dia 6 de janeiro de 1991.

Confira:

Antonio de Pádua Gurgel

Carlos Lindenberg
Pro Texto 248 páginas
Quanto: R$ 30

Fonte: A Gazeta

Links Relacionados:

>> Livros Capixabas




GALERIA:

📷
📷


Matérias Especiais

Crônica de Victória

Crônica de Victória

Gostei muito da matéria sobre "Victória". Quando vi a foto da Prefeitura de Vitória, lembrei-me de fatos de minha infância (tinha uns 5 anos por ai....).

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Recordações do Arraiá

Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".

Ver Artigo
Todos na Festa Junina!

Confira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"

Ver Artigo
A Polícia Militar na Historiografia Capixaba - Por Gabriel Bittencourt

A Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência

Ver Artigo
A Consolidação do Processo da Independência no ES

O Norte da Província: uma região estratégica

Ver Artigo
Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo