Macrocefalia - Um fenômeno metropolitano
Embora seja uma das menores capitais brasileiras, com 258 mil habitantes, Vitória preocupa por estar ilhada no centro de uma região com 1,1 milhões de habitantes.
A concentração de mais de 40% da população capixaba em apenas cinco municípios é uma aberração semelhante a outros conglomerados metropolitanos do Brasil e do mundo. Entretanto, os técnicos começam a falar de um fenômeno pior. É a macrocefalia, em que o crescimento exagerado da região metropolitana provoca o esvaziamento do interior, roubando funções naturais de cidades-pólo como Cachoeiro, Colatina, Linhares e São Mateus.
Para evitar que a macrocefalia da Grande Vitória se transforme em doença grave, a única saída é uma ação vigorosa do poder público estadual. Se não for criada uma política em favor da desconcentração econômica existente na região metropolitana, a tendência é crescer a pobreza no interior.
Um grupo de técnicos da Ufes que estuda uma proposta de descentralização econômica no Espírito Santo já concluiu que é indispensável uma ação do poder público para evitar que, a partir de agora, o Corredor de Transportes Centro-Leste atua naturalmente como um ímã, puxando investimentos para a região metropolitana de Vitória.
A concentração de investimento
Mais da metade dos projetos industriais financiados pelo Bandes está na Grande Vitória. Em 1991, dos 65,9 milhões de dólares aplicados em indústrias, 50,24% estavam localizados na região metropolitana. Em 1990, para investimentos de 23,3 milhões de dólares, 68% estavam na Grande Vitória. Prova de que há uma tendência natural de concentração econômica em torno da capital, com o esvaziamento conseqüente dos centros do interior.
Fonte: A Gazeta - Documento Estado, 26/10/1992
Compilação: Walter de Aguiar Filho, março/2015
Os práticos escalados para atuar são acionados pelo Centro de Coordenação de Operações e chegam até os navios conduzidos pelas lanchas de apoio
Ver ArtigoProjetado pelo arquiteto Ricardo Antunes foi construído em 1939, no bairro Santo Antônio, o hidroporto que ficou popularmente conhecido em Vitória como "Cais do Avião"
Ver ArtigoQuando Vasco Fernandes Coutinho desembarcou em vila velha no dia 23 de maio de 1535
Ver ArtigoOs primeiros estudos sobre o porto de Vitória foram feitos pelo engenheiro norte-americano Milnor Roberts, em 1879
Ver ArtigoApesar da construção do porto ter sido iniciada em 1906, suas obras só foram definitivamente concluídas em 1940, com a inauguração do Cais Comercial
Ver Artigo