Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Marataízes

Marataízes - Falésias

A cidade de Marataízes é uma das mais conhecidas e queridas do litoral Sul Capixaba. Depois de passar anos com sua orla central sendo destruída pela erosão, neste ano de 2010, a "Princesinha do Sul" tem entre suas principais atrações a própria recuperação da orla.

E é na famosa Praia Central, a mais famosa que a cidade concentra atrações culturais. No verão, a cidade fica lotada com atrações como shows, trios elétricos e campeonatos de surf e beach soccer.

Ainda no centro uma ótima opção é visitar as contruções do século XVII, como a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, construída em 1872. Seus altares neogóticos são de rara beleza e vale a pena visitar o local.

Marataízes é ainda uma cidade rica em artesanato, cujas peças são fabricadas em embira, cipó, palha, argila, madeira, entre outros. Toda a produção dos artesãos da cidade pode ser conferida na Feirinha de Artesanato, que fica bem em frente a Igreja, no centro.

Para quem tem filhos, a Lagoa do Siri é a melhor dica por suas águas rasas e calmas. Os bares, restaurantes e o aluguel de caiaques também fazem a alegria da família. E s e o sol está quente, o jeito é correr para a água e praia é que não falta em Marataízes com seus 25 quilômetros de litoral. Pode escolher: Bacia das Turcas, Areia Preta, da Barra, Boa Vista, Cidade Nova, da Cruz, Lagoa D'Antas, da Lagoa Funda, Arraias, Pontal e Cações.

No Carnaval, a dica é ir para o Camping do Siri, um dos melhores carnavais do ES.

Uma dica imperdível é ir até os restaurantes da Lagoa do Siri e saborear uma Jambalaia, prato à base de frutos do mar. Como diria o Chef Claude Toisgros, é uma marravilha!

 

Fonte:: Jornal A Gazeta (13/01/2010)
Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2013 

Cidades do ES

Santa Teresa

Santa Teresa

Das “três santas”, a cidade de Santa Teresa, na região serrana do ES é a mais desenvolvida. A cidade começou a partir da chegada dos italianos

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Primórdios de Cachoeiro – Por Levy Rocha

Uma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811

Ver Artigo
Itapemirim - Por Edward Willberforce

Vila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização

Ver Artigo
O Dia de Cachoeiro - Por Gabriel Bittencourt

Há 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim

Ver Artigo
São Mateus mais de 400 anos de solidão - Gabriel Bittencourt

A história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré 

Ver Artigo
São Pedro do Itabapoana

Como se sentiria o morador de uma importante cidade ao vê-la cercada por militares e ter documentos e bens públicos saqueados? E mais: descobrir dias depois que o local foi rebaixado a distrito por decreto?

Ver Artigo