Medidas para ajudar a salvar o Rio Doce
A recuperação de nascentes e o reflorestamento das margens do Rio Doce, no trecho que corta o Espírito Santo, são apontados por especialistas como soluções para salvar o manancial que nasce em Minas Gerais e passa por 230 municípios, 28 deles localizados em território capixaba.
Para tratar de alternativas que contribuam para melhorar o potencial hídrico e a diminuição do processo de degradação ao longo do leito, representantes da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), do CBH-Pontões e Lagoas do Rio Doce, CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce e de entidades ligadas ao manancial, se reuniram na Vila de Regência, em Linhares, Norte do Estado.
A abertura mecânica de um canal na foz do rio, nas imediações do antigo local de vazão, foi uma das medidas debatidas, mas descartada por ser considerada ineficaz.
"Não resolveria porque a areia se move com ventos e maré. A abertura foi tentada por pescadores, mas não adiantou. É uma obra de impacto ambiental e insuficiente para a solução do problema", diz o secretário executivo do CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce, Carlos Sangalia.
O acompanhamento da seca e o registro de chuvas foram abordados no encontro. Especialistas apontaram que a estiagem aumentou e tendência é de que menos chuvas sejam registradas em 2016.
"Fatores naturais como o período de estiagem na nossa região e as últimas enchentes no manancial acentuaram o surgimento de depósitos de areia, trazidos pelo assoreamento e o desmatamento às margens do Rio Doce são as principais causas do fechamento de uma das bocas da barra, nas imediações do porto de Regência", explicou Sangalia.
Fonte: A Tribuna, Vitória - ES, 02/08/2015
Texto: Wilton Junior
Arquivo: Instituto Jones dos Santos Neves
Compilação: Walter de Aguiar Filho, agosto/2018
Entre as principais descobertas de Ruschi, a que todas as espécies de beija-flores do mundo só vivem nas Américas e estão associadas às bromélias, que também só existem no continente americano
Ver ArtigoDia 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica. O site Morro do Moreno escolheu uma árvore bastante representativa do Brasil para homenagear nossa Mata: o Pau-Brasil
Ver ArtigoNa maioria dos países, o dia da árvore se dá em 22 de abril. A data ficou registrada quando J. Morton, americano morador de Nebrasca, incentivou o plantio de árvores naquele estado
Ver ArtigoEm 1891, Maximiliano veio para o Brasil, particularmente para o Espírito Santo, instalando-se na colônia alemã de Santa Isabel
Ver ArtigoAproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, nós do site Morro do Moreno temos a obrigação de ajudar a divulgar algumas dicas de educação ambiental. Para ler e praticar, combinado?
Ver Artigo