Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Prático: atividade tem momentos de perigo

Os práticos embarcam nos navios quando eles ainda estão fundeados na barra da Baía de Vitória - Foto: Gláucio Motta

Os práticos escalados para atuar são acionados pelo Centro de Coordenação de Operações e chegam até os navios conduzidos pelas lanchas de apoio. Para realizar o embarque, o mestre da lancha se aproxima bem da escada do navio e, num ato de precisão, o prático segura firme na corda e sobe em direção ao convés do navio. Chegando ao passadiço, a manobra é entregue ao prático pelo comandante.

"A subida e a descida, por incrível que pareça, são os momentos mais críticos do nosso trabalho, pois a lancha sofre muita influência da turbulência das águas junto ao casco do navio. Qualquer deslize, o prático pode ficar imprensado entre a lancha e o navio. E se ele cair da escada, a lancha não pode estar em baixo, pois a queda pode ser fatal", descreve Boavista.

COMANDO                                                              

Todos os movimentos que o navio fará até a atracação ou desatracação são definidos pelo prático. O comandante, se quiser, por motivos óbvios de hierarquia, pode discordar do prático. Mas essa é uma situação rara de acontecer.

Para Marcos Boavista, o fato de não haver vínculo pessoal entre o prático e o comandante é produtivo, pois haverá maior concentração na manobra.

"Entretanto, não deve faltar, acima de tudo, o respeito e a cordialidade entre ambos. Não pode haver falha. Qualquer ordem equivocada pode ser difícil de corrigir e ainda comprometer a segurança do navio e das instalações portuárias", esclarece.

A comunicação simultânea entre prático, comandante e rebocadores acontece de forma rápida e precisa. A sensação de que o navio vai bater ou de que não vai caber em determinados espaços só termina quando a embarcação atraca perfeitamente no cais. Após finalizada a operação, os rebocadores são liberados pelo prático, que retira um documento assinado pelo comandante com dados sobre a manobra e deixa o navio.

CARREIRA

Para ingressar na carreira de prático é preciso participar de exame seletivo aberto ao público promovido pela Marinha do Brasil. Sendo aprovado no exame, o "praticante de prático" acompanha durante um ano e meio o serviço de todos os práticos.

O praticante tem que cumprir um número mínimo de manobras por cais de atracação, sendo metade de dia e a outra metade à noite. Depois dessa fase, a Marinha submete o praticante a vários exames.

APRENDIZADO EXIGE DISPONIBILIDADE DE TEMPO

"Ser um prático exige disponibilidade de tempo para sua preparação. Estes praticantes executam mais de mil manobras cada um, sob a orientação dos práticos, até serem considerados aptos para o acesso à função", explica comandante Victorino.

Além disso, segundo ele, a complexidade apresentada pelo relevo recortado da Baía de Vitória e algumas peculiaridades do complexo portuário do Espírito Santo exigirá do prático treinamento e reciclagem constantes. "O prático, principalmente, requer um número elevado de atuação para a manutenção de seu grau de aprestamento", completa.

 

Fonte: Jornal A Gazeta, 100 anos do Porto de Vitória, 31/03/2006
Compilação: Walter de Aguiar Filho, fevereiro/2015

Portos do ES

Comércio Exterior - Por Arthur Gerhardt (Parte IV)

Comércio Exterior - Por Arthur Gerhardt (Parte IV)

Com a abertura recente do Brasil para as importações, os empresários encontraram aqui campo propício à sua atividade comercial

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Prático: atividade tem momentos de perigo

Os práticos escalados para atuar são acionados pelo Centro de Coordenação de Operações e chegam até os navios conduzidos pelas lanchas de apoio

Ver Artigo
Cais do Avião

Projetado pelo arquiteto Ricardo Antunes foi construído em 1939, no bairro Santo Antônio, o hidroporto que ficou popularmente conhecido em Vitória como "Cais do Avião"

Ver Artigo
Pequena suíte para Vitória-Porto em cinco movimentos

Quando Vasco Fernandes Coutinho desembarcou em vila velha no dia 23 de maio de 1535

Ver Artigo
A história moderna do Porto de Vitória

Os primeiros estudos sobre o porto de Vitória foram feitos pelo engenheiro norte-americano Milnor Roberts, em 1879

Ver Artigo
Construção do Porto de Vitória

Apesar da construção do porto ter sido iniciada em 1906, suas obras só foram definitivamente concluídas em 1940, com a inauguração do Cais Comercial

Ver Artigo