Primeiras escolas de Vila Velha
Junto à pedra do Cruzeiro, na Prainha, onde hoje temos a guarita da Marinha, está o casarão que abrigou a Escola Pública da antiga rua São Bento. Localizada na orla da Prainha, ficava a Escola Pública para meninos. A casa foi demolida por volta de 1920 pelo prefeito Antônio Athayde, na execução das primeiras obras de urbanização da cidade. Tratava-se da sala da residência do professor.
A Escola Pública para meninas ficava na residência da professora Francelina Setúbal, localizada à esquina da rua Vasco Coutinho e largo posterior da igreja do Rosário, hoje praça Otávio Araújo. Já aEscola Pública mista ficava na esquina da rua Coronel Mascarenhas e praça da Bandeira, ao lado da igreja do Rosário. Foi construída em 1911 pelo governo Jerônimo Monteiro.
Tivemos também outra Escola Pública localizada na esquina das ruas Padre Carneiro e Pedro Palácios. A casa e a rua Padre Carneiro desapareceram em consequência das obras de urbanização realizadas durante a segunda administração do prefeito Eugênio Pacheco de Queiroz, em 1940.
A cargo das professoras Cynthia e Izaltina Fernandes, houve a Escola Pública que ficava na casa de esquina da ruas Jerônimo Monteiro e Presidente Lima. Essa escola atendia às crianças do antigo bairro da Maxambomba.
Por fim, a Escola Pública mista que ocupou o belo casarão da rua Dom Jorge de Menezes e possibilitou o agrupamento das pequenas escolas instaladas nas residências dos professores. Era o começo doGrupo Escolar Vasco Coutinho, localizado hoje na Praça Duque de Caxias.
Até a metade do século XX, Vila Velha só tinha escola de primeiro grau. Para cursar o ginásio, ou segundo grau, o estudante deveria deslocar-se diariamente até Vitória. Para isso era indispensável que a família tivesse recursos para arcar com as despesas de colégio, transporte e merenda. Com isso, poucos estudantes puderam continuar os estudos depois de completar o primeiro grau.
Nota do site: Desde 1972, foi criada a escola de Ensino Fundamental e Médio Francelina Carneiro Setúbal, localizada na avenida Santa Leopoldina, Coqueiral de Itaparica, no município de Vila velha.
Em homenagem a esta grande educadora, uma das vias de Vila Velha leva seu nome. A av. Francelina Setúbal fica em Itapoã/ Itaparica.
Fonte: Vila Velha, Onde começou o Estado do Espírito Santo, 1999
Autor: Jair Santos
GALERIA:
Vila Velha teve o seu cinema mudo. Ele se localizava à rua Vinte e Três de Maio, próximo à antiga casa de comércio de secos molhados do finado Radagásio Lyra
Ver ArtigoNa primeira curva da Praia, após a rebentação, havia a casa do doutor Dório Silva conhecida de todos como a Casa Branca
Ver ArtigoNATAL, festa máxima da cristandade! Como hoje, também a Vila Velha antiga se preparava para este grande dia na residência do Desembargador Ferreira Coelho
Ver ArtigoO geólogo canadense Charles Frederick Hart, visitou Vila Velha no ano de 1865
Ver ArtigoNão existia o uso do termo Prainha por quem residisse onde hoje diziam ser a Prainha
Ver Artigo