Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Reserva de Comboios vai ser cercada pelo IEF

Pôr do sol visto da foz do Rio Doce, ao fundo o Farol de Regência (novo) 2018

"Autorizei ao IEF a contratação de uma firma para cercar o que resta da reserva biológica estadual de Comboios", disse ontem o secretário de Estado das Agricultura, Paulo Lemos Barbosa, depois de anunciar sua viagem a Brasília nesta quarta-feira, para a assinatura de um convênio de Cr$ 4,5 milhões com o Ministério da Agricultura, destinado à fiscalização de nossas reservas.

Paulo Lemos se declarou favorável à abertura das reservas florestais ao público, "desde que o povo tire o melhor proveito com pesquisas e similares, respeitando a integridade da fauna e da flora".

De posse de um completo levantamento fotográfico do Estado, Paulo Lemos pediu tempo para estudar a carência de áreas verdes no Espírito Santo. Vamos a Brasília buscar recursos financeiros para fazer cumprir o nosso Código Florestal, e, em seguida, partir para a contratação de pessoas habilitadas para fiscalizar nossas reservas".

O secretário da Agricultura forneceu somente a extensão das reservas biológicas de Pedra Azul, Comboios, Mestre Álvaro, já que resta concluir o levantamento das reservas de Duas Bocas e Forno Grande.

A reserva estadual de Comboios, em Aracruz, a mais devastada, tem área de 11.812,57 hectares, sendo 3.724,16 de florestas naturais e 1.481,20 de capoeiras. Assim, Comboios, aproximadamente 6.600 hectares em devastação.

Pedra Azul, por sua vez, segundo os dados divulgados ontem pelo secretário da Agricultura, tem 1.100,76 hectares de área total, sendo 281,86 de florestas naturais e 220,92 de capoeiras. Pedra Azul representa um índice de devastação em torno de 50 por cento.

Finalmente, a reserva estadual do Mestre Álvaro, nos arredores da Grande Vitória, de acordo com o levantamento do Departamento Fotogramétrico da Secretaria de Agricultura, dispõe de uma área total de 2.216,73 hectares, sendo 948,39 de florestas naturais e 119,98 hectares de capoeiras. Isto representa também um alto índice de depredação, em mais de 50 por cento.

 

Fonte: A Tribuna, Vitória – ES, 14/02/1978
Arquivo: Instituto Jones dos Santos Neves
Compilação: Walter de Aguiar Filho, julho/2018

Ecologia

Do coco nada se perde!

Do coco nada se perde!

O coco é utilizado para diferentes tipos de pratos culinários, a água de coco é sempre lembrada para matar a sede, além de ser um eficiente soro hidratador, podendo ser usada como auxiliar no tratamento de doenças infantis e de organismos debilitados

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Beija Flor - Augusto Ruschi

Entre as principais descobertas de Ruschi, a que todas as espécies de beija-flores do mundo só vivem nas Américas e estão associadas às bromélias, que também só existem no continente americano

Ver Artigo
Pau-Brasil

Dia 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica. O site Morro do Moreno escolheu uma árvore bastante representativa do Brasil para homenagear nossa Mata: o Pau-Brasil

Ver Artigo
Dia da Árvore: 21 de setembro

Na maioria dos países, o dia da árvore se dá em 22 de abril. A data ficou registrada quando J. Morton, americano morador de Nebrasca, incentivou o plantio de árvores naquele estado

Ver Artigo
Nosso primeiro ecologista

Em 1891, Maximiliano veio para o Brasil, particularmente para o Espírito Santo, instalando-se na colônia alemã de Santa Isabel

Ver Artigo
Respeito ao Meio Ambiente

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, nós do site Morro do Moreno temos a obrigação de ajudar a divulgar algumas dicas de educação ambiental. Para ler e praticar, combinado?

Ver Artigo