Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Roteiros da Serra

Igreja dos Reis Magos em Nova Almeida - 1963

Roteiro Praias

O litoral da Serra concentra-se em 23 km de pura beleza. É só escolher a sua praia. O município possui cinco balneários: Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida. Saindo de Vitória em direção à Serra, a primeira praia é a de Carapebus, de fortes ondas, palcos de manobras radicais de surfistas. Logo depois vem Bicanga, com suas águas calmas, ótimas para crianças brincarem ao lado dos pais. Se o destino for o balneário de Manguinhos, aproveite as águas tranquilas e esverdeadas de lá para praticar esportes náuticos como caiaque, windsurf e jet-ski. Em Jacaraípe, a Praça Encontro das Águas abriga feira de comidas e artesanato nos finais de semana. O point dos surfistas é no final da praia, onde as ondas são mais frequentes. Já Nova Almeida é uma antiga vila de pescadores que guarda um ar bucólico. A ponte, na praça central, é ponto de encontro de moradores e turistas.

Roteiro Verde

O Mestre Álvaro faz as honras da casa na Serra. Com vários tons de verde, a região de seu entorno tem muito o que mostrar aos aventureiros. As caminhadas na mata são feitas em meio a flores, mangueiras, bananeiras. Para subir o Mestre Álvaro, o melhor roteiro é pela Serra-sede, na trilha conhecida como face Norte pelos guias. Chegando ao centro é só virar à esquerda da Igreja Nossa Senhora da Conceição, passar pelo cemitério e logo se vê o início da trilha. Segundo o guia Eduardo Poltronieri, há 20 anos na função, são três horas e meia de percurso só de subida. "É uma trilha aberta, por isso não é necessário usar calça comprida, somente tênis, roupas leves, uma mochila com frutas e biscoitos. E dois litros de água por pessoa, no mínimo". Qualquer um pode subir, desde que não tenha problema cardíaco e respiratório. Mas é bom ir em grupo e com guia. Leve máquina fotográfica para registrar as belas imagens.

Roteiro Agroturismo

Para quem prefere dar um descanso às praias, há alguns lugares que lembram o meio rural, em sítios abertos à visitação. Três circuitos compõem a rota do agroturismo no município: Pitanga, Muribeca e Garanhus. Para quem sai de Vitória, a primeira parada é em Pitanga, no entorno do Mestre Álvaro. Ali é possível encontrar muitos produtos artesanais, comercializados pelos produtores da região. Às margens da BR 101, ao Norte da sede do município, começa o circuito de Muribeca. Para chegar lá, deve-se pegar a estrada nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal. São sítios abertos à visitação, com ofertas de quitutes e pequenas lembranças. Garanhus, também aos pés do morro, no lado Norte, tem entrada pela Serra-sede. Ali, as aves nativas chamam a atenção de quem chega. Quase todos os terrenos escondem trilhas que desembocam no Mestre Álvaro. Há biscoitos, licores, compotas, pães e bordados para serem apreciados.

Roteiro Parques

Para se refrescar fora das praias, a opção para crianças e adultos é o Yahoo Family Park. Inaugurado em janeiro de 2000, na estrada de Jacaraípe, oferece toboáguas, piscinas e muit verde numa área de 180 mil metros quadrados. Possui atrações aquáticas, parque de diversões e uma mini-fazendinha. O parque é todo tematizado com uma família de extraterrestres que veio do planeta da diversão, chamado Yahoo.

Roteiro Histórico

Os visitantes que passeiam pela Serra e quiserem saber mais sobre as tradições não devem deixar de visitar a Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, um dos atrativos históricos e arquitetônicos da Serra. O lugar foi a antiga Vila dos Reis Magos e primeira povoação do município. Localizada no cume de um morro de 40 metros de altura, proportciona uma bela visão da praia. Foi construída pelos índios. Na Casa do Congo Mestre Antônio Rosa o visitante tem acesso ao primeiro Museu da Serra, destinado a divulgação das bandas de congo. Fica em frente à Praça João Miguel, na Serra-sede. A Casa de Pedra, construída pelo artista plástico Neusso Ribeiro em Jacaraípe, parece uma obra de arte. O muro é feito de pedra e corais.

 

Fonte: Jornal A Gazeta.

 

Cidades do ES

Lave a alma nas cachoeiras

Lave a alma nas cachoeiras

Esta matéria foi publicada pela GAZETA em junho de 2007, mas para quem agora no Carnaval está buscando tranquilidade e natureza, a dica do site é enveredar-se pelas trilhas, matas e cachoeiras da região do Caparaó.

Pesquisa

Facebook

Matérias Relacionadas

Milagre de Anchieta em Carapina - O Milagre do Pato

Serafim Leite relata o Milagre do Pato, realizado por José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, em Carapina, Serra

Ver Artigo
Reis Magos ou Nova Almeida

Nos princípios do século XVII surgiu no ES uma nova aldeia, que passou a chamar-se Reis Magos, atual Nova Almeida, na Serra

Ver Artigo
Lendas da Serra

As Negas: A tradição é serem sujas as pessoas que gritam NEGA, que é a senha, informando que a pessoa quer participar e aceita a brincadeira, segundo informações da Srª Angela Maria de Jesus Ribeiro, moradora da Serra Sede desde 1980

Ver Artigo
Congo não é música

Quem disser que o congo é a música capixaba, errou em cheio. É bom não pagar mico, pois congo não é música

Ver Artigo
Igreja dos Reis Magos

A igreja e a residência dos Reis Magos em Nova Almeida, município da Serra, formam um dos mais belos conjuntos arquitetônicos jesuíticos do Espírito Santo do período colonial

Ver Artigo
Carapina já foi de Vitória

Carapina já pertenceu ao Município de Vitória. Serra também. Em 2 de abril de 1833, o Município Serrano se estende até a ponte da Passagem, em Vitória, situação ratificada pelo Decreto 311, de 1939

Ver Artigo