Rumo ao Forno Grande
Com protetor solar, algumas frutas, barra de cereal, sanduíches e água na mochila, vá rumo ao Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo, seguindo pela BR 206, no limite entre os municípios de Domingos Marins e Venda Nova do Imigrante, entrando à esquerda, seguindo pela estrada da terra do tomate, são 25 quilômetros até oo local.
Os primeiros 9 quilômetros são asfaltados, mas depois da Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, em Alto Caxixe, começa a aventura, pois o percurso é de terra batida, ou melhor, de terra esburacada pela ação das chuvas. O desconforto sobre quatro rodas é recompensado pela paisagem, que margeia a estrada assim que se chega ao patrimônio natural.
De câmera na mão, não há como resistir e não clicar as belezas dos paredões, da Pedra Azul, que ficaram para trás, e das montanhas de Mata Atlântica. Por entre sítios e fazendas, está incrustado o parque, que preserva a fauna e flora local. Tem relevo montanhoso, que varia de 1.200 a 2.039 metros, culminando no Pico de Forno Grande, que recebeu esse nome devido à semelhança com um forno de assar pães.
Chegando ao portal do parque, um funcionário educadamente recepciona os visitantes. Voltando o olhar para trás, podemos contemplar, como um quadro ao longe, a majestosa Pedra Azul, impossível não registrar o cenário com uma máquina fotográfica. A visão é espetacular!
O local, que é mantido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), possui um ponto de apoio ao visitante com auditório, coleções de fauna e flora, sanitários, água potável, sistemas de trilhas e mapas para pesquisadores.
Vai fazer o passeio completo pelas trilhas? Então, abuse do protetor solar e coloque roupa de banho, pois no caminho você encontrará os poços amarelos, que ficam a cerca de 1300 metros de altitude.
São piscinas naturais de água amareladas devido à quantidade de ferro existente na composição. Tempo para o banho. Conquiste o guia e não saia antes dos 30 minutos, pois é hora de relaxar e fazer um lanchinho básico com sanduíches leves, frutas, barras de cereal e água, que ajudam a repor as energias para completar o passeio até o mirante, que fica a 1500 metros de altitude do nível do mar, o que equivale a 1.800 metros de caminhada.
Chegando ao ponto máximo, avista-se a Pedra Azul, o Pico da Bandeira, o Parque de Itabira e a Pedra do Frade e a Freira. O percurso de ida e volta dura em média de 3h30 e 4 horas. Os passeios devem ser agendados pelo telefone (27) 3248-1156 ou pelo site (www.iema.es.gov.br). Os horários de saídas são às 9h e às 13h30. Aventure-se pela estrada, chegue ao parque e aproveite o que a natureza nos deu.
Fonte: Messias de Barros – escritor e fotógrafo.
Publicado em A Gazeta (8/04/2009).
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo