Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

São Pedro do Itabapoana

São Pedro de Itabapoana - Sítio Histórico, Foto: Walter de Aguiar Filho, abril/2013

Como se sentiria o morador de uma importante cidade ao vê-la cercada por militares e ter documentos e bens públicos saqueados? E mais: descobrir dias depois que o local foi rebaixado a distrito por decreto?

Para ter uma noção desse sentimento, basta conversar com um morador antigo do distrito de São Pedro do Itabapoana, que hoje é uma pequena vila situada no interior de Mimoso do Sul.

O distrito, que chegou a ser a terceira cidade mais populosa do Estado, foi invadido por militares durante a Revolução de 30 e perdeu o status de sede do município. A população atual não chega a mil pessoas.

"São Pedro era o centro cultural, com teatro, cinema e bailes que reuniam a elite da região", comenta a historiadora e Secretária de Cultura de Mimoso do Sul, Rosângela Guarçoni.

A população procurava estabelecimentos comerciais, médicos e dentistas na região. Porém, em 2 de novembro de 1930, Dia de Finados, os moradores foram surpreendidos com a chegada de uma tropa de militares ligados à Revolução de 30, movimento encabeçado por Getúlio Vargas contra os governistas.

"Estávamos na missa quando alguém gritou que havia soldados invadindo a cidade. Todos saíram da igreja", relembrou uma das moradoras antigas, Nilza Caroli, 90 anos, que tinha 10 anos na época.

Armados e com lenços vermelhos amarrados ao pescoço, os homens invadiram a prefeitura, cartórios e a Câmara. Retiraram documentos e móveis, e os levaram a Mimoso do Sul, para onde foi transferida a sede do município.

São Pedro entrou aos poucos em dacadência. Vários moradores, entre eles médicos, dentistas, artistas e proprietários rurais mudaram-se para Mimoso e outros municípios.

Izanete Francisca Barbosa, 66 anos, nasceu depois da Revolução, mas lembra do movimento: "Aqui havia três farmácias, teatro, bandas e comércio forte. Hoje, se quiser remédio, preciso ir a Mimoso."

Em 1920, São Pedro só perdia em número de habitantes para Alegre (47.182) e Cachoeiro (46.102). Vitória seguia em quinto lugar, com 21.866 habitantes, depois de Linhares (22.364).

 

Fonte: Prefeituta Municipal de Mimoso do Sul - Secretária de Cultura de Mimoso do Sul, Rosângela Guarçoni, 2011
Compilação: Walter de Aguiar Filho, abril/2013 



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

GRÉCIA CAPIXABA

GRÉCIA CAPIXABA

A expressão Grécia Capixaba era usada para qualificar o lugar habitado por pessoas cultas e inteligentes.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
São Mateus mais de 400 anos de solidão - Gabriel Bittencourt

A história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré 

Ver Artigo
O Dia de Cachoeiro - Por Gabriel Bittencourt

Há 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim

Ver Artigo
Primórdios de Cachoeiro – Por Levy Rocha

Uma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811

Ver Artigo
Itapemirim - Por Edward Willberforce

Vila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização

Ver Artigo