Sebo Monarquia
Visitamos o Sebo Monarquia, livraria e espaço cultural localizado no Centro de Vila Velha.
O local, espaçoso e arejado, não lembra em nada os antigos sebos, apertados e com cheiro de mofo. Lá, o proprietário, Sr. Delorme de Souza Oliveira Junior e sua esposa Luiza, criaram um misto de livraria com museu, expondo aos mais novos, objetos antigos como lamparinas, máquinas fotográficas polaróides, ferro de passar roupa à carvão (maxambomba), rádios, o primeiro celular (um tremendo tijolão), dentre outros.
O proprietário preparou o local para atender crianças, com o Sebinho, um espaço com tapete no chão, mesinha, cadeirinhas, brinquedos e claro, livros infantis. Possui também um espaço reservado com cadeiras espreguiçadeiras, um passarinho cantando, e um bom café, onde se pode pesquisar os livros com tranquilidade.
Os portadores de deficiência poderão encontrar ali uma atenção especial. A livraria possui rampa para deficientes físicos e estantes com espaço para que as cadeiras de rodas passem sem necessidade de ajuda. Os deficientes visuais também serão contemplados em breve, pois serão disponibilizados livros em braile.
A livraria possui uma seção só de autores capixabas, onde podemos encontrar títulos como Escritos de Vitória, que se divide em temas como Cinemas, Feiras, Igrejas; Estrela Prometida, de Francisco Aurélio Ribeiro; Memórias, de Eurico Rezende, dentre outras preciosidades.
No acervo da livraria podemos pesquisar livros raros como o 1º Código Civil feito para o Brasil. O Código foi feito em 1861 por Augusto Teixeira de Freitas, baiano nascido na localidade que hoje leva seu nome. O livro é edição de 1952, em 4 volumes. Esse projeto do 1º Código Civil não foi adotado no Brasil, foi adotado integralmente pela Argentina, e em parte pelo Uruguai, Paraguai e Equador. O Código Civil Brasileiro foi adotado em 1917. O proprietário do Sebo é professor de História do Direito.
Entre as raridades, você encontrará também uma Bíblia alemã de 1816, impressa em letras góticas e o livro Criminologia, de 1945, escrito por Enrico Ferri, o Pai da Criminologia.
Seu Delorme também faz a restauração dos livros, em um espaço comandado por seu filho, Caio, de apenas 12 anos.
Os alunos da rede pública de Vila Velha possuem descontos em livros de literatura brasileira, basta estar uniformizado.
Nosso site, que vêm há 6 anos divulgando a história e cultura de Vila Velha, parabeniza essa bela inciativa do Sr. Delorme e sua esposa Luiza.
Endereço do Sebo Monarquia: Rua Araribóia, 451, Lj. 03, Centro, Vila Velha (Rua dos Correios)
Telefone: 3311-5257
E-mail: sebomonarquia@hotmail.com
Fonte: Site Morro do Moreno, em 2008
Links Relacionados:
>> Livros Capixabas
>> Escritores Capixabas
GALERIA:
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo