Tratado de Washington
O aumento vertiginoso das exportações de minério pelo Porto de Vitória, ao final da década de 30, foi patrocinado, basicamente, pelo esforço de guerra dos países aliados (Estados Unidos e Inglaterra) contra os países do eixo ( Alemanha, Itália e Japão) na 2ª Segunda Guerra.
No Brasil, o presidente Getúlio Vargas encampou uma cruzada pelo espírito nacionalista, e com seu esforço de inserir o Brasil no modo de produção industrial, lançou em 1941 a “grande siderúrgica”, criando a Companhia Siderúrgica Nacional.
Governo Nacionaliza Itabira ION Company
No ano seguinte, nacionalizou a empresa Itabira Iron One Company, administrada pelo empresário norte-americano Percival Farquhar, que controlava as maiores jazidas de minério de ferro no País, localizadas em Minas Gerais.
Antes disso, em 1940, a Companhia Brasileira de Mineração e Siderurgia (CBMS) iniciou o primeiro embarque de minério de ferro. O produto partia da região de Itabira, para o Cais Comercial do Porto de Vitória, com destino a Baltimore, nos Estados Unidos, no navio Modesta.
Atalaia
Paralelamente a isso, era construído o Cais de Atalaia, em Vila Velha, um terminal voltado especialmente para os embarques de minério e que poderia dar vazão à grande quantidade do produto que precisava ser exportada.
A CBMS foi extinta em 1942 e em seu lugar Vargas criou a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). O controle da ferrovia Vitória-Minas passou para a CVRD e, como se encontrava ultrapassada, os ingleses intermediaram um acordo entre o governo americano e o Brasil, denominado Tratado de Washington, pelo qual os ingleses reconheciam a transferência das minas ao governo brasileiro, no entanto, o destino do minério deveria ser feito à Inglaterra e aos Estados Unidos.
Fonte: A GAZETA 31/06/2006 – 100 Anos de Porto de Vitória
Compilação: Walter de Aguiar Filho, agsoto/2011
GALERIA:
Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576
Ver ArtigoA obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro
Ver ArtigoPara prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda
Ver ArtigoNo final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações
Ver ArtigoO nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto...
Ver Artigo