Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Manguinhos

Manguinhos

Se você deseja passar momentos inesquecíveis, visite a Praia de Manguinhos, balneário localizado no município da Serra, a 20 quilômetros de Vitória.

Matilde

Matilde

O bucólico e pacto distrito de Matilde, em Alfredo Chaves, foi fundado pelos italianos em 1884. Os colonos chamavam o vilarejo de terço, que significava a terceira parada. Plantavam feijão, molho, e café, informa José Maria Camiletti, vice-presidente da Associação Comunitária de Matilde.

Pedra Menina

Pedra Menina

Como muitas regiões do Caparaó capixaba, o distrito de Pedra Menina não foge à regra. O nome do lugar é esse por conta de uma lenda indígena da região. Os moradores juram que as montanhas que contornam o pequeno lugarejo tem o formato de uma menina deitada. 

Santa Maria de Jetibá

Santa Maria de Jetibá

Santa Maria de Jetibá, na região serrana do ES, é a cidade mais pomerana do Brasil. Abriga pomeranos que chegaram à região em 1870 e até hoje mantém vivas suas tradições e dialetos

Roteiros da Serra

Roteiros da Serra

O litoral da Serra concentra-se em 23 km de pura beleza. É só escolher a sua praia. O município possui cinco balneários: Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida

Vargem Alta

Vargem Alta

Das cidades localizadas na Região de Montanhas do ES, Vargem Alta é a que tem o ritmo mais calmo. Conhecida como “Cidade do Verde e das Águas”, abriga diversas cachoeiras. Basta dar uma chegadinha no fundo de qualquer quintal para encontrar uma queda d’água.

Venda Nova

Venda Nova

Tudo começou com os imigrantes recém-chegados da Itália. Eles tinham o costume de produzir os alimentos dentro de suas propriedades, já que havia poucas casas de comércio na região e o dinheiro era escasso. Então, eles mesmos faziam os pães, o fubá, a massa de macarrão e criavam vacas para produção de leite.

Culinária Capixaba - CARANGUEJADA

Culinária Capixaba - CARANGUEJADA

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba. Mas, para deleite de todos, publicamos neste site receitas deliciosas da culinária capixaba, com o uso de peixes e mariscos. Aproveite!

Culinária Capixaba - Moqueca de Cação

Culinária Capixaba - Moqueca de Cação

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba

Culinária Capixaba - MOQUECA CAPIXABA

Culinária Capixaba - MOQUECA CAPIXABA

Veja a receita da moqueca capixaba, conforme está no livro "Segredos da Cozinha Capixaba", lançado em 1974 e reeditado em 2007 por Cacau Monjardim, autor da frase "Moqueca só capixaba, o resto é peixada!".

Leia mais artigos

Pesquisa

Facebook