Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Vitória entre as década de 40 a 70

Av. Vitória, década 1940

Desde o princípio, Vitória foi palco das transformações políticas do Estado. Com o fim da Segunda Guerra, o encerramento da Era Vargas e a posse do general Eurico Gaspar Dutra, o Espírito Santo conheceu seu primeiro governador eleito, Carlos Lindemberg (1947-1950), que saneou as finanças estaduais.

Depois dele, Jones dos Santos Neves (1951-1954) criou a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), aparelhou o Porto de Vitória, construiu um cais de carvão, realizou a dragagem da Baía de Vitória e outras obras. Ambos tinham ligação com os democratas. O primeiro ajudou a fundar o Partido Social Democrático (PSD). O segundo era ligado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Francisco Lacerda de Aguiar (1954-1958) venceu as eleições seguintes, suspendendo o PSD do centro das decisões, temporariamente, pois, ao fim de seu mandato, Carlos Lindemberg (1959-1962) voltaria ao poder, que entre 1963 e 1966 retornaria paras as mãos de Aguiar.

O golpe militar de 1964 também refletiu fortemente por aqui. Se de um lado as conquistas econômicas foram grandes, do outro foram impostas todas as limitações democráticas possíveis e impossíveis. Os governantes trabalharam em sintonia com o poder nacional, na tentativa de desenvolver uma imagem positiva do Espírito Santo nos círculos federais.

Entre as décadas de 60 e 70, a erradicação dos cafezais e as oportunidades de trabalho surgidas com a instalação dos projetos portuário e siderúrgico, que o governo federal destinou ao Espírito Santo, atraíram a migração para a Cidade.

 

Fonte: A GAZETA 450 ANOS

Especiais

Luiz Buaiz, um médico à moda antiga - Por Sandra Medeiros

Luiz Buaiz, um médico à moda antiga - Por Sandra Medeiros

Quantas vezes me dão a preferência e eu pergunto o porquê, se é porque sou idoso, e respondem: ‘O senhor é um patrimônio da cidade’. E eu digo: Só não quero ser tombado”

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Viagem ao Espírito Santo (1888) - Princesa Teresa da Baviera (PARTE VI)

Um pouco mais tarde, ouvimos a voz exótica de uma saracura, isto é, de um raleiro que poderia ser uma Aramides chiricote Vieill

Ver Artigo
A possível verdadeira história da tragédia da Vila Rubim - Adilson Vilaça

Bernardino Realino pode ser invocado como protetor de certas categorias de cidadãos, que julgam poder contar com poucos santos

Ver Artigo
Bibliotecas - As 10 mais importantes

1) A Biblioteca Pública do Estado. Fundada em 16-6-1855, pelo Presidente da Província Dr. Sebastião Machado Nunes.

Ver Artigo
Atividades Pioneiras - As 10 mais importantes

2) Advogados no Tribunal. Partiu da Constituição Espírito-santense de 1892 a prerrogativa dada hoje aos Advogados de participarem da composição dos Tribunais   

Ver Artigo
A origem da Praia da Costa

Ao tomar posse da Capitania do Espírito Santo em 1535, Vasco Fernandes Coutinho reservou para si uma área que veio a ser conhecida como " Fazenda da Costa".

Ver Artigo