Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

A liberdade de um povo

Chico Prego - Herói da Liberdade, Serra - ES

Um fato marcou Vitória em 1849. Uma revolta de escravos colocou a cidade como a única entre as capitais do Brasil a registrar uma reação negra. No caso, no distrito de Queimados, que na época, estava sob a jurisdição de Vitória. Um frei italiano, o franciscano Gregório de Bene chegou ao vilarejo de Queimado e achou por bem construir uma igreja em honra a São José.

Convocou os habitantes, entre eles donos de escravos, e estes colocaram os negros a seu serviço. Durante a execução da obra da igreja, frei Gregório prometeu a liberade aos operários escravos. Eles se emplogaram com o discurso do religioso. Com a inauguração, em 19 de março de 1849, a alforria não veio.

Os negros reagiram. Comandados por Elisário, Chico Prego e João da Viúva, resolveram obter a liberdade na marra. Eles se organizaram em grupos armados, mas a polícia da província os massacrou dois dias depois. Quarenta e um rebeldes foram presos. Os líderes, executados. A revolta, apesar de fracassada, mostrou a coragem e a ânsia de liberdade de um povo.

 

Fonte: A Gazeta - Vitória 450 anos
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2012

 

Links Relacionados:

 Lembranças de Victoria
 Crônica de Victoria 
 Victoria 

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Organizações de luta contra a discriminação do negro

Cleber da Silva Maciel nasceu em Cariacica em 02 de junho de 1948. Graduou-se em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) 

Ver Artigo
Vitória do Espírito Santo

Veja como Haydée Nicolussi (1905-1970), poeta e cronista, descreve a cidade de Vitória em 1928, inaugurando a poética modernista em terras capixabas...

Ver Artigo
As lutas contra a discriminação racial - Por Cleber Maciel

Diante desses fatos, muitos brancos não racistas e negros, conscientes da necessidade de lutar pela verdadeira democracia

Ver Artigo
Aspectos gerais - Discriminação Racial

O racismo segregacionista pode ser entendido como a junção do preconceito com a discriminação

Ver Artigo
Convento da Penha: 450 anos

Em 2008 o Convento da Penha, situado em Vila Velha, completará 450 anos. Símbolo da religiosidade do capixaba, é o segundo santuário mariano mais antigo do Brasil e o maior centro de peregrinação e turismo do Espírito Santo.

Ver Artigo