Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Autoridades no Bonde

Autoridades no Bonde

Segundo Milton Caldeira, ao conseguirem as autoridades militares a extensão da linha de bondes até o 50º BC, alguns anos após a instalação dessa praça de guerra em Piratininga

Inauguração do bonde em Vila Velha (12/04/1912)

Inauguração do bonde em Vila Velha (12/04/1912)

Naquela linda manhã de outono, iluminada por um sol ameno, as pessoas formavam grupos nas ruas da cidade e confraternizavam

A invenção do bonde

A invenção do bonde

Essa invenção deve-se ao alemão Werner Siemens, o qual, no ano de 1879, apresentou-a na Exposição Industrial de Berlim, vindo a patenteá-la no ano seguinte

Dia-a-dia no Bonde - Por José Anchieta de Setúbal

Dia-a-dia no Bonde - Por José Anchieta de Setúbal

Mulher não viajava nos estribos do bonde. Se o veículo estivesse lotado e não houvesse lugar para ela sentar, quase sempre alguém se levantava, comportamento muito próprio da época

Ponto final: Paul

Ponto final: Paul

O ponto final de bonde, em Paul, por ser um local de espera para embarque e desembarque, ensejava ali e em suas adjacências a existência de um pequeno comércio

Centenário do bonde de Vila Velha (1912 - 2012)

Centenário do bonde de Vila Velha (1912 - 2012)

Na Prainha havia um pequeno pátio com uma chave, para ali ser deixado algum reboque ou mesmo bonde com avaria para não impedir passagem de carro que seguisse para o quartel

O Condutor

O Condutor

Para falar dos bondes temos que falar também de sua tripulação, que era composta de motorneiro, condutor, fiscal e fiscal geral. Essas categorias distinguiam-se umas das outras pelas indumentárias

O bonde que me coube

O bonde que me coube

O "Caderno Dois" está me pedindo um depoimento sumário sobre a "época dos bondes" e, assustado, me vejo peça da memória da cidade...

Bondes - A viagem de Vila Velha a Vitória

Bondes - A viagem de Vila Velha a Vitória

Os passageiros completavam a viagem para Vitória atravessando a baía nos botes dos catraieiros ou em lanchas. Havia duas lanchas: a Elizabeth e a Santa Cecília. Elas pertenciam à empresa que mantinha os bondes e fornecia eletricidade a capital do Estado e a Vila Velha

O Bondinho de Cachoeiro

O Bondinho de Cachoeiro

Nas ruas apertadas, calçadas de paralelepípedos, o bondinho (que até nem era grande), atravancava o trânsito, rangendo, gingando, provocando barulhenta estática nos rádios receptores das residências, entrando em disputa com as carroças, caminhões, alguns poucos fordecos e chevrolets, de passeio, na primazia da passagem