Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Igreja de Itapemirim é tombada

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim, foi tombada com Bem Imóvel de Valor Histórico e Cultural. Concluída em 1855, a igreja é um dos principais cartões postais do muncípio.

Toda em estilo barroco, faz parte da história do Espírito Santo. "A vila de Itapemirim tem marcas do início da colonização do Sul do Espírto Santo e a igreja tem uma grande influência nos costumes dessa época. Hoje, ela tem não só uma importância religiosa, mas também histórica, paisagística e arquitetônica. O tombamento, que aconteceu no dia 28 de janeiro de 2011, faz esse reconhecimento e facilita a preservação do patrimônio", diz a subsecretária do patrimônio histórico e cultural do Espíito Santo, Joelma Consuelo Fonseca e Sila.

Ainda de acordo com a subsecretária, o tombamento não impede que as obras de reforma aconteçam, mas sim, que elas sejam realizadas de foma que não interfira nas características originais do imóvel. Esse reconhecimento também deverá facilitar a aquisição de recursos em projetos  de apoio cultural.

Fonte: Jornal A Gazeta (21/02/2011)

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Igreja de Santa Luzia – Por Elmo Elton

Assim se explica a construção da igreja de Santa Luzia, a mais antiga da cidade 

Ver Artigo
O Colégio dos Jesuítas – Outras obras

Não se sabe de onde veio o nome de Santiago dado à fundação jesuítica: se de alguma capelinha que existisse no local ou se traduzia uma recordação do dia em que talvez fosse abençoado o templo – vinte e cinco de julho de 1551

Ver Artigo
A Igreja de Santa Rita

Dom Luiz Scortegagna, criou a paróquia de Santa Rita de Cássia da Praia Comprida, desmembrada da paróquia de Nossa Senhora da Prainha de Vitória

Ver Artigo
Ação da Igreja na época Colonial – Por João Eurípedes Franklin Leal

Em Vila Velha, Afonso Brás cuidou de levantar uma igreja dedicada a de N. S. do Rosário, 1551

Ver Artigo
Patrimônio Cachoeirense - Por Gabriel Bittencourt

A Igreja do Senhor dos Passos, que recebeu as antigas imagens da primitiva matriz desaparecida em setembro de 1884

Ver Artigo