Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Os Alfarrábios de Miguel de Aguiar

Capa do Livro - Krikati Tio Clê e o Morro do Moreno que retrata a história do Posto Semafórico do Morro do Moreno de autoria de Walter de Aguiar Filho

No Morro do Moreno funcionou o primeiro Posto Semafórico do Espírito Santo e um dos mais antigos do Brasil, da época de João Moreno. Este, conta a história, veio na expedição de Vasco Fernandes Coutinho em 1535. Do topo do Morro ele fazia a vigilância, transmitindo sinais para a Vila Nova de Vitória, para que a capitania não fosse surpreendida pelo ataque de um navio corsário.

Quase quatro séculos depois, ainda em pleno século XX, o Morro do Moreno funcionava como Posto Semafórico da entrada da Baía de Vitória.

Nessa época, podemos dizer há pouco tempo atrás, a população do estado do Espírito Santo era de 200.000 habitantes. Não existia telefone, telégrafo, bondes, poucos vapores (navios). Não havia luz elétrica nem mesmo lampião de querosene. Era da vela de sebo que o povo dependia para iluminação. Não necessitava-se de muita luz, pois era costume da maioria ir para a cama depois do pôr do sol. Não havia fonógrafos nem rádio, portanto, a comunicação do Posto Semafórico localizado no Morro do Moreno era toda feita através de bandeiras alfabéticas e por bandeiras semáforas, empregadas no Código de Sinais.

 

Autor: Walter de Aguiar Filho, 2011

Matérias Especiais

Tanus Sarkis Chelouhi - Por Sérgio Figueira Sarkis

Tanus Sarkis Chelouhi - Por Sérgio Figueira Sarkis

O cidadão mencionado no título era o meu avô paterno, aqui rebatizado como Antônio Miguel.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Organizações de luta contra a discriminação do negro

Cleber da Silva Maciel nasceu em Cariacica em 02 de junho de 1948. Graduou-se em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) 

Ver Artigo
Vitória do Espírito Santo

Veja como Haydée Nicolussi (1905-1970), poeta e cronista, descreve a cidade de Vitória em 1928, inaugurando a poética modernista em terras capixabas...

Ver Artigo
As lutas contra a discriminação racial - Por Cleber Maciel

Diante desses fatos, muitos brancos não racistas e negros, conscientes da necessidade de lutar pela verdadeira democracia

Ver Artigo
Aspectos gerais - Discriminação Racial

O racismo segregacionista pode ser entendido como a junção do preconceito com a discriminação

Ver Artigo
Convento da Penha: 450 anos

Em 2008 o Convento da Penha, situado em Vila Velha, completará 450 anos. Símbolo da religiosidade do capixaba, é o segundo santuário mariano mais antigo do Brasil e o maior centro de peregrinação e turismo do Espírito Santo.

Ver Artigo