Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Personalidades Capixabas

Luciano das Neves

Luciano das Neves

Na susbstituição do nome da popular Rua do Areal, Luciano das Neves foi homenageado. Tal homenagem se deve ao fato de que fora professor da Vila do Espírito Santo (Vila Velha) em meados do século XIX.

Maria Ortiz

Maria Ortiz

Durante a invasão holandesa, num dos fragorosos combates de rua, uma mulher de nome Maria Ortiz decidiu a batalha, lançando água fervente sobre o próprio Pieter Heyn de uma das janelas do casario...

Maurício de Oliveira

Maurício de Oliveira

Quem nunca viu um violão rir, cantar, chorar, lamentar-se, dançar ou meramente conversar, não viu o músico Maurício de Oliveira

Os irmãos Martins

Os irmãos Martins

Capixabas estiveram envolvidos em rebeliões ocorridas em Pernambuco, no primeiro quartel do século XIX. Todos eram membros da família Martins. O mais conhecido, certamente, é Domingos José que, homenageado, deu nome a uma cidade das terras altas do Espírito Santo, Domingos Martins.

Rubem Braga

Rubem Braga

"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado naporta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indecisoquando eu lhe disser em voz baixa:"Eu sou lá de Cachoeiro..." Rubem Braga, considerado por muitos o maior cronista brasileiro desde Machado de Assis, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, ES, a 12 de janeiro de 1913.

1º mandato de Américo Bernardes da Silveira

1º mandato de Américo Bernardes da Silveira

Américo Bernardes da Silveira foi prefeito de Vila Velha em primeiro mandato entre 1963 e 1966. A cidade de Vila Velha parecia estar no limiar do crescimento. Em vista disso, Américo Bernardes, advogado dinâmico, direcionou a sua administração para o futuro. Na educação, construiu várias escolas por todo o município e, para melhor planejar e administrar o sistema educacional de primeiro grau, criou a Fundação Educacional de Vila Velha - FUNEVE.

Jones dos Santos Neves

Jones dos Santos Neves

UCHÔA DE MENDONÇA Dia 29 de dezembro de 2001 é uma data importante para o Estado do Espírito Santo. Marca o centenário de nascimento de uma das personalidades mais fascinantes, mais criativas e mais dinâmicas de nossa história política: o homem público Jones dos Santos Neves.

Américo Bernardes da Silveira

Américo Bernardes da Silveira

Américo Bernardes da Silveira foi prefeito de Vila Velha entre 1977 e 1982, em segundo mandato. Consta que herdou uma grande dívida junto ao sistema financeiro da habitação, da qual conseguiu honrar pouco mais da metade, graças às altas taxas de juros e à correção monetária do conhecido período inflacionário brasileiro.