São Mateus
Fonte:
Jornal A Gazeta (setembro/2005)
Se
dependesse da fé dos negros que, na verdade, deram
grande contribuição ao início de sua
colonização, o município hoje poderia
de chamar São Benedito, em lugar de São Mateus.
Prevaleceu,
porém, a imposição da Igreja que, na
época, exercia grande poder sobre a corte. Na verdade,
a presença do padre José de Anchieta na região
é que teria sido a causa da denominação
atual, ratificando o "desejo imposto" pela realeza.
Consta
nos registros históricos que o padre José de
Anchieta, realizando trabalho missionário na capitania
do Espírito Santo, teria feito uma parada às
margens do Rio Kiri-Karé (Cricaré), tendo celebrado
missa por alguns náufragos. Essa missa teria acontecido
no dia 21 de setembro de 1596, consagrado a São Mateus.
Feita a troca do nome do rio, consolidou-se o nome da Aldeia
que, já em 1583, era conhecida por São Mateus.
Cultura
Negra
Apesar
de algumas manifestações de arte popular terem
se perdido no tempo, muitas delas se mantêm até
hoje, literalmente, resistindo às adversidades. Há
registros históricos de grupos como Marujada, Pastorinhas
e Baile do Congo, por exemplo, que não mais existem.
Os
dois primeiros ainda existem em Conceição da
Barra, mas os remanescentes, como os grupos de Jongo e de
Reis-de-Boi permanecem ativos e, frequentemente, são
renovados. A prática de capoeira também é
bastante expressiva no município.
Muito
embora tenham sido influenciadas pela cultura européia,
estas manifestações trazem em escala bem maior
a marca da cultura negra, que predomina na arte popular mateense.
O
Jongo é o mais tradicional ritual de louvor a São
Benedito, com registros que chegam a dois séculos,
sempre promovidos pelos pretos devotos do santo. Os dois grupos
mais antigos são o Jongo de São Benedito e o
Jongo Menino Jesus de Praga.
Sua
data de referência é o dia de São Benedito
(27 de dezembro), começando sua manifestação
no dia 23, quando as mulheres vão até a igreja
do padroeiro para buscar a bandeira do santo. No dia 25, à
tarde, o grupo sai em cortejo até a área da
igreja, entoando cânticos de louvor e conduzindo um
mastro com a bandeira do santo.
O
mastro fica ao lado da porta princiapl da igreja, enquanto
a bandeira é levada ao altar-mor, onde se realiza o
ritual de saudação. Ao retornarem à área
externa, os cantadores realizam a Fincada do Mastro de São
Benedito ao lado da igreja, de onde ele só sairá
no dia 20 de janeiro seguinte.
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