Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Clima Tempo Vila Velha
23°C

Anchieta

Conheça melhor a cidade de Anchieta.

Cidade

O município fundado pelo beato José de Anchieta e que leva seu nome oferece muitos atrativos para os turistas. São muitas praias e monumentos históricos a serem visitados. São a todo 25 quilômetros de praias.

O centro abriga uma história secular. No início da colonização era uma aldeia de índios tupi-guaranis catequizados pelos jesuítas. Seu nome era Rerigtiba, "lugar de muitas ostras", em língua indígena. Por causa do rio que desemboca na cidade, também já se chamou Benevente.

Mais tarde passou a se chamar Anchieta, em homenagem ao beato, que ali viveu seus últimos anos, antes de morrer em 9 de junho de 1597. O município fica a 28 quilômetros de Guarapari e a 79 quilômetros de Vitória.

Alambique

A cidade também possui uma região rural, colonizada por imigrantes italianos, no final do século XIX. As vilas de Alto pongal, Alto Joeba e Córrego da Prata deram início a um processo de valorização do patrimônio cultural da imigração. Em Córrego da Prata, um grupo de mulheres orientadas pela Emcaper e Secretaria Municipal de Turismo, produz doces, geléias, sucos, licores e biscoitos caseiros.

O turista também pode levar os produtos em cestas decoradas. Nas mesma comunidade está o alambique Aguardente Pratinha, onde o visitante pode conhecer o processo de fabricação e adquirir a cachaça, considerada pelos apreciadores uma das melhores do Espírito Santo.

No Alto Pongal funciona o restaurante Recanto da Galinha Caipira, especializada em galinha ao molho pardo com polenta. Nas proximidades do restaurante há área de lazer, para churrasco e camping, além de piscina natural e lagoa onde são criados peixes.

Outra atração é o Monte Urubu, com 332 metros, à margem esquerda dos rios Benevente e Salinas. Na Casa da Cultura, no centro, o visitante encontra documentos, objetos antigos e livros, principalmente biografias sobre o beato José de Anchieta. E informações sobre os passeios pelo Rio Benevente e o agroturismo.

Fonte: Jornal A Gazeta, Caderno de Turismo, 26/01/2005.

Cidades do ES

Aldeia de Reritiba - Heribaldo L. Balestrero

Aldeia de Reritiba - Heribaldo L. Balestrero

O padre Anchieta deu começo à povoação “na rampa de uma montanha defronte de um rio que os índios denominavam Iriritiba

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

São Mateus mais de 400 anos de solidão - Gabriel Bittencourt

A história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré 

Ver Artigo
O Dia de Cachoeiro - Por Gabriel Bittencourt

Há 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim

Ver Artigo
Primórdios de Cachoeiro – Por Levy Rocha

Uma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811

Ver Artigo
Itapemirim - Por Edward Willberforce

Vila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização

Ver Artigo
São Pedro do Itabapoana

Como se sentiria o morador de uma importante cidade ao vê-la cercada por militares e ter documentos e bens públicos saqueados? E mais: descobrir dias depois que o local foi rebaixado a distrito por decreto?

Ver Artigo