Construção do Porto de Vitória
Apesar
da construção do porto ter sido iniciada em
1906, suas obras só foram definitivamente concluídas
em 1940, com a inauguração do Cais Comercial,
em Vitória, após três décadas de
retomadas e paralisações devido à falta
de recursos financeiros (qualquer semelhença com a
expansão do aeroporto de Vitória é mera
coincidência) e ao início da primeira Guerra
mundial, quando as empresas construtoras tiveram que retornar
aos seus países de origem.
Com
o Cais Comercial, o Espírito Santo passou a contar
com o primeiro porto organizado, oferecendo maior segurança
às embarcações e inserindo o Estado no
comércio internacional.
Desde
o final da década de 30, o porto de Vitória
já era a terceira maior exportação de
café do Brasil, atrás dos portos de Santos e
Rio de Janeiro.
Esse
crescimento foi abalado com a entrada dos parceiros comerciais
do ES na Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, o que
fez o preço do produto despencar no mercado internacional.
Apesar
disso, o conflito mundial proporcionou condições
favoráveis à primeira expansão do Porto
de Vitória, devido à procura internacioal pelo
minério de ferro brasileiro, para reconstrução
dos países destruídos pela guerra.
A
exploração e exportação do minério
passou a ser feita pela Companhia Vale do Rio Doce. O mineral,
explorado em Minas Gerais, passou a ser escoado pelo Cais
Comercial de Vitória.
Entretanto,
o porto não oferecia estrutura para embarque desse
produto, já que até então, o foco era
o transporte de sacas de café e mercadorias gerais.
Com
a exigência de quantidades cada vez maiores do minério
de ferro, a CVRD propôs a construção de
um cais especializado para embarcar o produto no município
de Vila Velha. O projeto aproveitou o potencial natural do
Atalaia, também conhecido como Péla Macaco,
onde foram construídos silos verticais para armazenagem
do minério, que eram abastecidos por vagões
que chegavam pelo alto do Atalaia.
Ao
todo, o Atalaia possui 110 metros de comprimento e recebeu
obras de adequação até 1963, com dragagem
e balizamento para tráfego noturno, passando a atracar
navios com capacidade para 30 mil toneladas.
Sua
estrutura foi concluída no final da década de
40, mas não comportou a demanda do minério comercializado
pela Vale, que no início dos anos 50 bateu recordes
de exportação de minério grosso.
Como
alternativa, a Vale investiu na construção do
Terminal de Tubarão, localizado no final da Praia de
Camburi, em Vitória, planejado para substituir o Cais
do Atalaia e atender a uma demanda especializada, exportando
minério grosso e fino.
Tubarão
vem operando desde 1966 e recebe navios de até 300
mil toneladas, movimentando minério de ferro e pellets.
Porto
de Vitória antigo.
Clique
na foto para ampliar.
|
Porto
de Vitória atual.
Foto: Valter Monteiro.
Clique
na foto para ampliar.
|
LINKS
RELACIONADOS:
|