Dia do Livro Infantil
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril porque foi nessa data, no ano de 1882, que nasceu Monteiro Lobato, criador da literatura infantil no Brasil. São dele as obras Reinações de Narizinho, Emília no país da gramática, O saci, Viagem ao céu. Nesses e em outros livros, as conhecidas e queridas personagens do Sítio do Picapau Amarelo - Pedrinho, Narizinho, a boneca Emília, Tia Nastácia e D. Benta, Visconde, Saci-Pererê, Marquês de Rabicó, a Cuca, entre outros, fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras.
As histórias de Monteiro Lobato, dos grandes escritores nacionais e estrangeiros e toda a cultura que o homem transmite de geração a geração você encontra nos livros. É por isso que eles são tão valorizados pelos povos do mundo todo. Ler é como fazer uma viagem à terra das aventuras, à terra da ciência, à terra dos sonhos, à nossa terra.
Se pudermos conviver com livros de que gostemos, que sentimos prazer em ler; se tivermos pais, amigos, professores e bibliotecários que nos incentivem e orientem na leitura; bibliotecas públicas e escolares organizadas e em quantidade, passaremos a gostar de ler. Esse gosto representa uma grande conquista.
Veja os livros capixabas que nós indicamos ao nosso público infantil:
"Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno"
Autor: Walter de Aguiar Filho - Vila Velha, 2006
O livro conta as aventuras vividas por um menino e um homem sábio. Possui como pano de fundo a história da colonização do Espírito Santo, abordando fatos e locais marcantes de Vila Velha e Vitória, como a fundação da Chocolates Garoto, a Arrebentação da Praia da Costa, o Bar Sereia, o Bonde, entre outros. O livro resgata lições como o valor da verdadeira amizade e traz mensagens de respeito à natureza. Saiba onde comprar seu exemplar clicando aqui.
Era uma Vez um Lugar.. Juçará
Autora: Marilena Soneghet
Vitória, 2005
Crinquinim e o Convento da Penha
Autores: Reinaldo Santos Neves e Paola Sarlo
Vitória, 2001
As mais belas Lendas Capixabas
Autor: Rodrigo Campanelli
Fonte parcial: http://www.infonet.com.br/users/stocker/livro.htma
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo