Edificações históricas
Itapemirim
O prédio da antiga Câmara Municipal de Itapemirim, no ES, ameaça tombar por causa de infiltrações e cupins.
Pinturas de Dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina já foram retirados do local. Os dois quadros, pintados no século XIX por Antônio Carvalho de Almeida, um dos pintores da corte do Imperador, foram doados pelo próprio Dom Pedro II quando esteve no Espírito Santo. Ambos são tombados pelo Conselho Estadual de Cultura.
Construída no final do século XVIII e reformada no início do século seguinte, a estrutura de 2 andares sofre com a ação de cupins, pois toda a sustentação do prédio é feita em madeira. O imóvel era uma residência de fazenda que foi adquirida pelo governo para tornar-se câmara municipal e cadeira pública. Até hoje há uma cela preservada com porta e grades de ferro.
A prefeitura pretende restaurar o imóvel em parceria com o governo do Estado e depois transformá-lo em museu.
Santa Teresa
Já em Santa Teresa, cidade de montanha no ES, a casa mais antiga foi comprada pela prefeitura e também se tornará um museu.
A casa, feita de estuque, representa a alma dos italianos de Santa Teresa. O museu contará a história da família Lambert, proprietária da casa, e também de outros imigrantes italianos que chegaram à cidade no final do século XIX. A residência foi construída em 1875 pelos irmãos Antônio e Virgílio Lambert.
Fonte: A Tribuna (21/08/2007)
Links Relacionados:
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo