Luiz Buaiz - Liderança, inata e vitalidade
Incansável, inquieto, atencioso, atento, humanitário, honesto. Esses são apenas alguns dos adjetivos que o amigo Michel Assbú escolhe para definir Luiz Buaiz, dono de uma vitalidade invejável, apesar dos 91 anos. E capaz de perdoar como poucos. Ele diz:
“As pessoas não são perfeitas. Mas ele nunca usou os cargos que ocupava para perseguir ninguém. Os inimigos ele atendia como se nada tivesse acontecido. E sempre disse que tem que atender primeiro os inimigos. Os amigos podem esperar. No ambulatório de clínica médica, atendia com o valor humanístico. Quando voltou por cima, ignorou e mandou os que o perseguiam escolher o cargo que queriam.
Em sua família, todos recorrem ao tio Luiz. É indiscutível a liderança que ele tem com todos, a liderança familiar que exerce.
Ele é sempre presente. Está sempre disponível quando é procurado. Lembro uma vez em que liguei pra ele, disse que queria tratar um assunto, ele me perguntou onde eu estava, eu disse que atrás do Clube da Polícia Militar e ele respondeu: ‘Então me encontra no posto de gasolina na esquina’. Em menos de cinco minutos nós estávamos lá, conversando.
É grande a amizade que ele sempre demonstra ter pela minha família. Em 64, a primeira neta dos meus pais, em Colatina, teve um problema com um quadro grave de invaginação intestinal, quase meia noite do dia 30 para o dia 31 e de pronto estava tudo organizado pelo Dr. Luiz, aqui em Vitória, para recebê-la e fazer a cirurgia. E ela sobreviveu.
O coração dele é muito grande. Ele sempre diz: ‘Eu vim aqui para servir, não para ser servido.’ Mas ele nunca foi subserviente, nunca foi de conchavo, sempre defendeu o seu ponto de vista. Eu descrevo o Dr. Luiz Buaiz assim: em primeiro lugar, ele tem uma inteligência privilegiada. Não esquece fatos, nomes, pessoas, datas. Em segundo lugar, ele é bondoso. Em terceiro lugar, ele tem uma visão administrativa de Medicina, como poucas pessoas têm. Em quarto lugar, ele é uma liderança inata e uma liderança carismática. Ele é muito mais próximo das pessoas comuns que de políticos.
No governo de Élcio Álvares era a pessoa com maior prestígio. Tinha uma amizade de anos com Mariazinha Lucas, Chefe da Casa Civil, mas não quis nada.
Luiz não é rico. Ele vive sem dificuldades financeiras, mas não é rico. Ele vive uma vida extremamente simples. A nossa amizade é grande, por ele e por toda a sua família. Eu tive a honra de cuidar de José, de Benjamim e do Dr. Luiz.”
PRODUÇÃO
Copyright by © Luiz Buaiz – 2012
Coordenação do Projeto: Angela Buaiz
Captação de Recursos: ABZ Projetos
Texto e Edição: Sandra Medeiros
Colaboraram nas entrevistas:
Leonardo Quarto
Angela Buaiz
Ruth Vieira Gabriel
Revisão: Herbert Farias
Projeto e Edição Gráfica: Sandra Medeiros
Editoração Eletrônica: Rafael Teixeira e Sandra Medeiros
Digitalização: Shan Med
Tratamento de Imagens: TrioStudio; Shan Med
Fonte: Luiz Buaiz, biografia de um homem incomum – Vitória, ES – 2012.
Autora: Sandra Medeiros
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2020
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo