Manguinhos
Se você deseja passar momentos inesquecíveis, visite a Praia de Manguinhos, balneário localizado no município da Serra, a 20 quilômetros de Vitória. A rua principal à beira-mar lembra a música "Dia branco", de Geraldo Azevedo:
"Até onde a gente chegar
uma praça na beira do mar
um pedaço de qualquer lugar
neste dia branco
se branco ele for,
esse tanto
esse canto de amor."
Manguinhos é mesmo um branco de tranquilidade e beleza. Com ruas pacatas e com muita vegetação, é o local ideal para repousar e esquecer da agitação dos centros urbanos.
Suas praias possuem areias claras e fofas e águas calmas. Existem formações areníticas e corais em em alguns locais. Sua orla é repleta de quiosques, onde é possível tomar uma cerveja bem gelada, acompanhado de um tira-gosto, diante de um azul de mar sem tamanho. O balneário possui também, excelentes pousadas e restaurantes.
No carnaval acontece o tradicional banho de mar à fantasia. Vestidos com adereços de papel crepom, os foliões caminham pelas ruas do balneário e no final da tarde de sábado, entram no mar.
Mas Manguinhos não é só praia. No inverno, no restaurante Estação 1ª de Manguinhos, se realiza, anualmente, o Varal de Poesias. Além da delícia da culinária e do excelente atendimento, no estabelecimento se saboreiam momentos em verso e prosa, música e artesanato.
Devido ao ambiente bucólico e acolhedor, o balneário é frequentado por artistas plásticos e intelectuais, e por todos aqueles que amam a natureza.
Autor: Roberto Passos do Amaral Pereira, médico.
Publicado originalmente em A Gazeta 21/03/2007.
LINKS RELACIONADOS:
>> Serra
GALERIA:
Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira
Ver ArtigoA história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré
Ver ArtigoHá 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim
Ver ArtigoUma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811
Ver ArtigoVila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização
Ver Artigo