Olha aí o chup-chup!
Relembrando os antigos pregões de Vila Velha na década de 20, que era o repertório de vendedores ambulantes para atrair a "freguesia", vemos que algumas características da vila ainda não mudaram.
Se você já passou uma manhã de domingo de sol na Praia da Costa, mais precisamente na Sereia, certamente notou os verdadeiros artistas que são os comerciantes das areias. Cada qual com seu grito de guerra, destaca-se o vendedor de chup-chup, com seu indefectível carrinho de som tocando a música tema do filme "Titanic", e em seguida, anunciando seu produto, o chup-chup com a ajuda de um megafone.
Até há pouco tempo tínhamos também o vendedor de churrasquinho, que, com o linguajar próprio de sua religião, anunciava seu produto: "Irmãos, olha o churrasquinho! Provai-vos! Comprai-vos! E pagai-vos!"
São realmente maravilhosos tais personagens e merecem entrar para a história dos tipos populares de Vila Velha.
Fonte: Mônica Boiteux, 2008
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo