Restinga da Barrinha - Um projeto com Nome!
Em qualquer lugar que se vá, observamos que o habitante tem carinho pelo local onde mora e não gosta da utilização de nomes pejorativos que venham a desclassificar a sua cultura local.
Foi observando a foto anexa tirada há mais de cinquenta anos, mostrando a antiga estrada que liga Vila Velha a Barra do Jucu, que me veio a ideia de sugerir um projeto e um nome para esse trecho da orla, melhorando a nossa imagem perante a mídia (ou o resto do país), afinal, não vou nem relatar aqui o atual apelido dado a esse trecho da fotografia de restinga e de mar, de tão chulo que é.
Mas por que não mudar? Afinal se não está de bom grado, devemos mudar, e não nos acomodar. Não podemos deixar que devido ao seu atual apelido, um trecho lindo como esse do litoral de Vila Velha transmita idéias de vulgaridade como destino turístico, levando certas pessoas a fazer piadinhas de mau gosto na internet. Chega de aceitar que o Brasil e por tabela, nosso Estado, sejam conhecidos apenas como destino de bandidos fugitivos ou de turismo sexual. Vamos procurar deter essa corrente desmoralizadora do nosso País.
Então, que esse trecho da orla da praia, mostrado na foto, que se estende até a desembocadura do Rio Jucu e a Pedra da Concha - local carinhosamente conhecido pelos surfistas como Barrinha - seja batizado por um nome justo.
Ao longo de todo o percurso dessa extensa praia formada em Vila Velha, a mais antiga de todas é a Praia da Costa, que já se desdobrou em vários nomes como: Praia da Sereia, Praia da Costa, Praia de Itapoã, Praia de Coqueiral de Itaparica e nesse último trecho que se inicia no final do asfalto de Itaparica indo até a Ponte da Madalena sugiro ser ali implantado um projeto de revitalização da orla, batizado de "Restinga da Barrinha". E que sua alcunha jocosa seja devidamente enterrada.
Autor: Walter de Aguiar Filho - Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha - Casa da Memória (05/06/2014 - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE)
Foto: Acervo Tuffy Nader cedido ao Site Morro do Moreno
GALERIA:
Entre as principais descobertas de Ruschi, a que todas as espécies de beija-flores do mundo só vivem nas Américas e estão associadas às bromélias, que também só existem no continente americano
Ver ArtigoDia 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica. O site Morro do Moreno escolheu uma árvore bastante representativa do Brasil para homenagear nossa Mata: o Pau-Brasil
Ver ArtigoNa maioria dos países, o dia da árvore se dá em 22 de abril. A data ficou registrada quando J. Morton, americano morador de Nebrasca, incentivou o plantio de árvores naquele estado
Ver ArtigoEm 1891, Maximiliano veio para o Brasil, particularmente para o Espírito Santo, instalando-se na colônia alemã de Santa Isabel
Ver ArtigoAproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, nós do site Morro do Moreno temos a obrigação de ajudar a divulgar algumas dicas de educação ambiental. Para ler e praticar, combinado?
Ver Artigo