Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

A Igreja Velha de São Mateus – Por Ângelo Neto Santafe

Ruínas da Igreja Velha de São Mateus

Em 2010, quando eu ainda estava secretário de turismo em São Mateus, investigamos a composição das ruínas (através do geólogo Luiz Carlos Novais - cedido pela Petrobrás), e certificamos que não há óleo de baleia, um produto demasiado caro para a época, portanto, distante da manipulação por índios e escravos na construção da que seria a Igreja de São Braz - a maior da região.

Também gostaria de citar que o nosso historiador Eliezer Nardoto, exímio pesquisador da Igreja Velha identifica o começo de sua construção no segundo quartel do século XIX, portanto, a partir de 1825. Ela tem, portanto, pouco menos de 200 anos. Sua paralisação se deu por motivações políticas. Claro que os coronéis da época não poderiam permitir que negros, escravos e índios construíssem uma igreja maior que as deles.

Na época, os negros eram proibidos de entrar na sua própria igreja - a de São Benedito, que é realmente a mais antiga da Cidade. Portanto, a chamada Igreja Velha não passa de ruínas, e dentre as antigas, é a mais jovem das construções.

Ainda em 2010 trouxemos a São Mateus um dos mais renomados técnicos que cuidam dos monumentos de Ouro Preto. Eu mesmo denunciei que a estrutura da Igreja corre risco pela implacável ação do tempo. Mas descobrimos também que a Igreja sempre emprestou sua beleza ao paisagismo histórico da Cidade e do ES sem ter sido sequer tombada pelo patrimônio histórico.

 Nos anos 70, o então vereador (hoje escritor) Maciel de Aguiar deu início ao processo de tombamento no Estado, que nunca foi concluído. Uma pena - e pouquíssimos sabem disso. Seu status de um dos edifícios mais importantes da historia do Brasil, sua imponência e beleza nos levaram a criar um projeto para erguer no seu entorno uma proteção de aço e vidro. Desde então o prefeito Amadeu Boroto busca viabilizar recursos para esta obra, que será certamente uma das maiores em prol da cultura em todo o Estado.

 

Por: Ângelo Neto Santafe, julho/2012
Fonte: Facebook/walter de aguiar filho em 17/07/2012 
Compilação: Walter de Aguiar Filho

Igrejas

A Igreja de Santa Rita

A Igreja de Santa Rita

Dom Luiz Scortegagna, criou a paróquia de Santa Rita de Cássia da Praia Comprida, desmembrada da paróquia de Nossa Senhora da Prainha de Vitória

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Igreja de Santa Luzia – Por Elmo Elton

Assim se explica a construção da igreja de Santa Luzia, a mais antiga da cidade 

Ver Artigo
O Colégio dos Jesuítas – Outras obras

Não se sabe de onde veio o nome de Santiago dado à fundação jesuítica: se de alguma capelinha que existisse no local ou se traduzia uma recordação do dia em que talvez fosse abençoado o templo – vinte e cinco de julho de 1551

Ver Artigo
A Igreja de Santa Rita

Dom Luiz Scortegagna, criou a paróquia de Santa Rita de Cássia da Praia Comprida, desmembrada da paróquia de Nossa Senhora da Prainha de Vitória

Ver Artigo
Ação da Igreja na época Colonial – Por João Eurípedes Franklin Leal

Em Vila Velha, Afonso Brás cuidou de levantar uma igreja dedicada a de N. S. do Rosário, 1551

Ver Artigo
Patrimônio Cachoeirense - Por Gabriel Bittencourt

A Igreja do Senhor dos Passos, que recebeu as antigas imagens da primitiva matriz desaparecida em setembro de 1884

Ver Artigo